divulgação

Créditos: divulgação

Augusto Boal foi a maior liderança do Teatro Arena nos anos 1960

Além do entretenimento, o teatro se tornou ferramenta de apropriação política e formação de senso crítico na realização teatral que foi fundamentada pelo diretor e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009) - importante personalidade cultural do cenário artístico contemporâneo.

Para cultuar a trajetória artística, pessoal e política do autor, o Sesc Pompeia realiza entre 13 de novembro e 14 de dezembro, a série “Pompeia Conta Boal”, iniciativa que inclui workshops, leituras dramáticas, peças teatrais e shows que revisitam parte do legado artístico deixado pelo dramaturgo carioca. Grande parte das atividades têm entrada Catraca Livre.

Boal é idealizador da técnica de representação Teatro do Oprimido, que influenciou correntes teatrais de todos os cantos e foi estudada em mais de 70 países. A proposta do diretor se escorava na ideia de que o teatro atuasse como um articulador social e atingisse às classes mais pobres.

Com curadoria de Sérgio de Carvalho (fundador da Companhia do Latão), de Cecilia Boal (viúva do autor), o evento reúne ações artístico-pedagógicas que abrem diversas facetas do universo do diretor ao público.

Atores, artistas e outras personalidades que conviveram ou são diretamente influenciadas pela poética presente na obra de Boal, fazem parte da programação. Nomes como Milton Gonçalves, Lima Duarte, Bebenito Ruy Barbosa, realizam leituras dramáticas e palestras com entrada franca.

O Catraca Livre separou todas as atrações gratuitas da programação nas abas abaixo para você se programar:

- Dia 13, às 21h
Revolução na América do Sul
O evento traz uma leitura cênica deste texto de Augusto Boal com a Companhia do Latão e Coletivo de Cultura MST (Jade Percurssi e Ana Chã), além dos convidados especiais: João Pedro Stédile e Nelson Xavier.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 14, às 21
Arena Conta Bolívar
Leitura cênica com a Companhia São Jorge de Variedades, e também contará com participações de Jairo Arco e Flexa e Theo de Barros.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 17, às 21h
Opinião de Boal
Neste encontro, Milton Gonçalves, Isabel Teixeira, Cecília Boal, Rodrigo Bolzan e Danilo Grangheia participam de leitura cênica a partir de escritos ficcionais e teóricos em torno de Feira Paulista de Opinião.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 23, às 19h
Hamlet e O Filho do Padeiro
Acompanhado pelo músico Martin Eikmeier, o ator Lima Duarte faz leitura dramática a partir do livro autobiográfico de Augusto Boal.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 15, às 19h
Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Arena: a utilidade da dialética
Palestra com os dramaturgos Lauro César Muniz, Chico de Assis e Benedito Ruy Barbosa. O encontro tem mediação de Sérgio de Carvalho.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 22, às 21h
Boal, Cultura e Política
A partir de trechos de filmes, o escritor Izaías Almada, a professora Maria Sílvia Betti e o diretor teatral João das Neves debatem a relação entre cultura e política na obra de Augusto Boal. A mediação do encontro fica por conta de Roberta Carbone.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 28, às 21h
Debate e Cenas de Torquemada e A Exceção e a Regra
Apresentação de cenas das obras teatrais “Torquemada” com direção de Kelly di Bertolli; e “A Exceção e A Regra”, com Sergio Audi. Ambas as peças utilizam elementos do Teatro do Oprimido em suas composições. Após a leitura, ocorrre debate com Márcia Pompeo, da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 29, às 21h
Cultura e Política Hoje
Debate com Paulo Arantes e José Antônio Pasta. Mediação: Priscila Matsunaga da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 21, às 19h
Teatro Jornal
Demonstração das nove técnicas de Teatro Jornal, com utilização do noticiário atual. Com a Companhia do Feijão. Direção de Pedro Pires. Após a demonstração, debate com o filósofo e professor da UFRJ, Marildo Menegatti.
Quanto: Catraca Livre

- Dia 01/12, às 17h
Teoria e Prática do Teatro do Oprimido
Apresentação de processo resultante da Oficina de Teatro do Oprimido, realizado pelo pesquisador teatral ligado ao Teatro do Oprimido Julian Boal. Com demonstração de exercícios sobre Teatro Fórum e outras técnicas do TO seguida de debate. Com: Rafael Liftin, da Universidade de Brasília, Julian Boal e José Soeiro, sociólogo e ex-deputado português. Mediação de Paulo Bio.
Quanto: Catraca Livre

 

 

Pompeia Conta Boal

13 Nov
a
14 Dez

  • de 13/11 a 14/12
    • Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 09:00 às 21:00
    • Domingos das 09:00 às 19:00

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 Água Branca - Oeste São Paulo - SP (11) 3871-7700
Catraca Livre