Kiara Terra / divulgação

Créditos: Kiara Terra / divulgação

Viaje pelas palavras na quarta edição do Festival de Contadores de Histórias que ocorre no CCBB

Viajar por meio das palavras é uma boa maneira para estimular a criatividade e se divertir. Pensando nisso, o CCBB promove a quarta edição do Festival de Contadores de Histórias nos dias 25 e 26 de janeiro. O evento comemora o aniversário da cidade de São Paulo e conta com 14 apresentações com entrada Catraca Livre.

+cultura

“O Pequeno Príncipe” ganha exposição com réplicas, cenários e oficinas

Literatura infantil inspira ilustrações em exposição na Caixa Cultural

ondemand_video Vídeos do Catraca

Dentre os grupos e artistas representativos do gênero, Kiara Terra, Ópera na Mala, Meninas do Conto, Cia do Solo, Cia Prosa dos Ventos e outros estão na programação. Vale destacar a participação do músico e ator africano, radicado na França, Toumani Kouyaté, que narra a história “kirin kirin” ao lado de Dinah Feldman.

Confira abaixo a programação completa:

11h - É Coisa de Zé!

com grupo do CCBB Educativo São Paulo

Zé Malandro é um camarada que até é boa pessoa, mas é safo que nem ele só. Com muito jogo de cintura, consegue inventar planos mirabolantes para escapar da morte, driblando até mesmo o diabo e a sua tenebrosa esposa. Já Zé Burraldo não tinha quase nenhuma malandragem e muito menos esperteza. Após a morte de seu pai, parte com seu burro por esse mundo afora e acaba se metendo em enormes confusões.

12h - Fadas

com Cris Miguel

Cris Miguel conta suas histórias por meio de um teatro de bonecos musical, com bonecos de papel, de teatro de sombra e de tecidos. A música ao vivo é executada com instrumentos diferentes: uma harpa celta, um kantele (tipo de harpa tradicional da Finlândia) e o acordeom.

13h - Dando Corda na Imaginação

com grupo do CCBB Educativo São Paulo

Adormecer as crianças. Curar os doentes. Explicar o mundo que não podemos ver. Fazer a imaginação trabalhar e o pensamento ir buscar. O grupo rememora, por meio de narrativas de diversos povos, o ofício de quem conta e os convida a partilhar desse encontro.

14h - Quantas ignorâncias cabem num homem?

com Cia do Solo

Um cachorro que persegue o próprio rabo, uma formiga trabalhadora revoltada com uma cigarra artista, uma ovelha julgada em um tribunal de lobos. Histórias que discutem a natureza humana e fogem da leitura tradicional dos contos apresentando novos ângulos possíveis em finais muitas vezes inesperados.

15h - João Preguiça

com Cia Prosa dos Ventos

João é um menino que recebe de sua mãe uma tarefa que parece bem simples, mas que ele consegue complicar. Sua mãe explica, pacientemente, o que deve ser feito e lhe dá novas tarefas, mas João nunca acerta.  Ele tenta aplicar o que aprendeu, mas os resultados nunca saem do jeito que ele esperava. Será que ele vai conseguir acertar no fim da história?

16h - Contação em Libras Como o Sol Passou a Brilhar no Mundo 

com Isadora Borges

No início do mundo, tudo era escuro, melancólico e muito frio. Os animais, muito cansados de viver assim, resolvem partir em perigosas empreitadas para buscar o Sol, que vivia em uma caverna.

16h - As Três Princesas

com Vanessa de Castro/Cia das Cores

Três histórias que trazem o universo da figura mítica da princesa em alguns contos coletados por Câmara Cascudo: “A princesa serpente”, “A moura torta” e “A princesa sisuda”. São duas princesas amaldiçoadas e uma que ainda não conheceu o encantamento do mundo.

17h - Tropa de Causos

com Zé Bocca

Causos e lendas do Interior de São Paulo são contados para o público da capital. Nos causos, aparecem personagens comuns do interior paulista, em especial do ciclo do Tropeirismo. A contação traz histórias do caipira com sua aparente ingenuidade, mas que no fundo revela sua esperteza e sabedoria.

11h - Dom Quixote, O Cavalheiro Sonhador 

com Cia Trecos e Cacarecos

Enquanto o mundo começa a ser explorado pelas navegações, um velho fidalgo ainda sonha em ser cavaleiro. Com a velha armadura de seu bisavô, o herói Dom Quixote de La Mancha sai em busca do amor e da justiça, sustentado por seu fiel escudeiro Sancho Pança.

12h - Um homem, um menino e uma baleia nesse mar

com Cia Moacir tem Barba Branca

Um homem, um menino e uma baleia nesse mar... é um espetáculo que traz pequenas histórias da tradição oral permeadas por músicas compostas pelo próprio grupo. Violão, flauta, sanfona e ukulele fazem parte da construção da narrativa.

13h - Coleção Malazartes, Causos e outros Contos

com As Meninas do Conto

Para esta apresentação Simone Grande reuniu vários contos do nosso querido caipira: Malazarte. Cada conto reúne sua esperteza, suas aventuras e desventuras histórias contadas em suas andanças pelo mundo.

14h - A Palavra Partilhada

com Kiara Terra

Narrativas colaborativas conduzidas por Kiara Terra são um convite para que, por meio da narração de histórias brasileiras, os participantes encontrem e partilhem as histórias vividas, com a ideia de inventar sentidos novos e experimentar a sensação de empatia e pertencimento na medida em que as histórias se encontram.

15h - Kirin Kirin (na língua bamanan significa Conto Conto) 

com Toumani Kouyaté e Dinah Feldman

Espetáculo musical de contos africanos para crianças que, conta a história dos animais da savana africana. Um dia, os animais se reuniram para escolher o mais inteligente entre eles. Sentado em seu trono, o leão decidiu que o mais inteligente seria aquele que fosse também o mais novo da savana. Assim, todos os animais se apresentaram para dizer a sua idade.

16h - A Princesa e o Dragão

com Cia Ópera na Mala

Trupes mambembes, valentes cavaleiros, cisnes encantados, reis e aldeões interagem nesta história situada num pequeno povoado medieval onde todos tinham um medo. Essa é a história do medo da Princesa Liubliana que queria ser cantora, mas para não enfrentar o público, se isola na torre do castelo para poder cantar.

Confira algumas fotos das apresentações:

4º Festival de Contadores de Histórias

25 Jan
e
26 Jan

  • Sáb 25/01
    • às 11:00
  • Dom 26/01
    • às 11:00

CCBB SP - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 Centro - Centro São Paulo - SP (11) 3113-3651 / (11) 3113-3649
Estação Sé (Metrô - Linha 1 Azul e Linha 3 Vermelha)
Catraca Livre