No aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a 9ª edição do “Conexão Cultural”, um evento que busca integrar as pessoas e a cidade por meio da arte com exposição, oficinas, feira de artesanato, música e gastronomia. Tudo isso feito por artistas refugiados e imigrantes de diversos países árabes, do Congo, Haiti e Senegal. A entrada é Catraca Livre.

Com o intuito de sensibilizar brasileiros e os aproximar das pessoas que se refugiam no país, o Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem Teto de São Paulo (GRIST) criou a campanha “Refugiados Eu Me Importo”. A partir desta iniciativa, o público pode conferir a exposição que leva o mesmo nome da campanha e reúne fotos que sintetizam um pouco da cultura dos refugiados.

reprodução

Créditos: reprodução

Museu da Imagem e do Som recebe a 9ª edição do Conexão Cultural São Paulo

Outro destaque da programação são as oficinas de caligrafia árabe, turbantes africanos com as mulheres do Congo e dança típica africana. Além dessas, um refugiado palestino também ministra um workshop de fotografia e animação para quem quiser aprimorar suas habilidades no Photoshop e After Effects.

Na área externa do museu os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouquinho mais das músicas árabe, com a BibliASPA Musical; senegalesa, com o Grupo Ndiguel; do Congo, com a Cristal Congo Music, e haitiana, com a banda Satellite Musique que é formada por 12 músicos nascidos no país – e se conheceram em terras brasileiras.

Além da Feira Artesanal, o evento ainda conta com uma feirinha gastronômica repleta de pratos típicos. No cardápio, deliciosas especiarias da culinária árabe, pratos doces e salgados típicos do Haiti e saborosos pratos africanos.

Conexão Cultural São Paulo

25 Jan

  • Seg 25/01 das 12:00 às 22:00

MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Avenida Europa, 158 Jardim Europa - Oeste São Paulo - SP (11) 2117-4777
Catraca Livre