No sábado, dia 19 de agosto, será realizada a festa de aniversário do Centro de Arte e Promoção Social – CAPS. Localizado no Grajaú, na zona sul de São Paulo, o espaço comemora 27 anos de incentivo a poesia, teatro, cinema, música e outras manifestações artísticas. O evento tem entrada Catraca Livre e ocorre na praça do Centro Cultural do Grajaú Palhaço Carequinha, das 9h às 22h.

A CAPS é uma ONG constituída por representantes da sociedade civil, ativistas culturais e sociais, todos voluntários com a missão de promover ações em prol do ser humano. Maria Vilani, poeta e mãe do cantor Criolo, é uma das fundadoras do espaço onde, mensalmente​,​ são realizadas ações como o Café Filosófico, estudos de Direito de Cidadania, Psicopedagogia, Vida Compartilhada, dentre outros eventos.

Créditos: Divulgação

Centro de Arte e Promoção Social - CAPS comemora 27 anos no Grajaú

O grande tema da comemoração de aniversário será ​a seresta, estilo que é um dos pilares da música popular brasileira. A família do homenageado do dia, o seresteiro mineiro Manoel Lucas Vieira, o "Tineca", prepararam uma surpresa que emocionará a todos. Gê de Lima, Indy Naíse e Denise Alves interpretarão canções que fizeram história.

Durante o evento ​ haverá ainda o lançamento do livro "A Lágrima e o Riso", de Maria Vilani, pelo Selo Capsianos, com um bate-papo sobre sua produção literária e trabalho como ativista cultural. Haverá também exposição e venda de livros e discos de artistas da região e contação de histórias por Lara Gomes.

Na praça do Centro Cultural, a partir das 14h, o Sarau das Águas se apresenta e a roda de poesia também contará com participação do Sarau do Grajaú, Quinta em Movimento e o Projeto Clamarte.

As oficinas ​do Centro Cultural - musicoterapia, capoeira, ballet, jiu-jítsu e dança zouk - estão incluídas na programação. O pessoal da Casinha Ocitocina Cultura, de Itapetininga, e a Banda Dabluieme farão uma oficina de pães. Está na agenda também um bate-papo sobre Arte e Permacultura nas bordas da cidade com Jaison da Casa Ecoativa.

No cinema, haverá oficina de roteiro, com Vinícius Rossato, além de exibição de documentários sobre seresta. Tudo vai acontecer em torno de quadros e outras obras de arte de artistas de várias técnicas e lugares do país. As esculturas de sucata construídas pelo funileiro e artista plástico Casulo são um dos destaques.


  • Mais rolê na faixa:

Jornada do Patrimônio conta com shows de Lurdez da Luz e Rashid

Imagem Autor

A primeira agência de notícias, informação e inteligência sobre as periferias e feita pelas periferias de São Paulo.

+ posts do autor

27º Aniversário do CAPS

19 Ago

Sáb 19/08  das 09:00 às 22:00 

Casa de Cultura Palhaço Carequinha
Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 Parque América - Sul São Paulo - SP (11) 5924-9135 / 5925-4943
Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.