Criolo, Luiz Melodia, Fabiana Cozza e Emicida são nomes confirmados para o primeiro mês de atividades do Sesc Campo Limpo

Programação de estreia oferece dois dias de atrações

Neste final de semana, 31 de maio e 1º de junho, o Sesc São Paulo dá início às atividades da futura unidade Campo Limpo, que passa por reformas, mas já disponibiliza parte de seu espaço para o público ter acesso à muita cultura e diversão. Shows de Fabiana Cozza, Luiz Melodia e Thobias da Vai-Vai, além de apresentações de teatro, circo, intervenções artísticas e muito mais confirmadas para o evento de abertura. O rapper Criolo também está garantido para show no dia 21 de junho, às 20h, e Emicida para o dia 19, também às 20h. Nesse primeiro mês, todas as atrações têm entrada Catraca Livre.

Primeiro mês de atividades no Sesc Campo Limpo tem nomes confirmados como Criolo e Luiz Melodia

Confira abaixo a programação dos dias 31 de maio e 1º de junho:

Música

BERÇO DO SAMBA DE SÃO MATEUS

Com Wilson das Neves, Almir Guineto, Thobias da Vai-Vai, Verônica Ferriani e Osvaldinho da Cuíca.
Reduto do samba com compositores e músicos da Zona Leste de São Paulo, o projeto Berço do Samba de São Mateus nasceu na década de 1970, com rodas de samba nos quintais das tias Cida, Filó, Ercília, Severina e Fifa, citadas e homenageadas em algumas das músicas. O grupo canta crônicas e poesias em forma de samba de terreiro, partido alto, calango, samba de roda, entre outros. Participações especiais de Wilson das Neves, baterista; Almir Guineto, compositor, instrumentista e cantor da tradicional família do Morro do Salgueiro; Thobias da Vai-Vai, intérprete que esteve por 25 anos à frente da Escola de Samba Vai-Vai; Verônica Ferriani, cantora e compositora que já dividiu palcos com Beth Carvalho, Mart’nália e Jair Rodrigues, entre outros; e Osvaldinho da Cuíca, um dos maiores representantes do samba paulistano.
Dia 31/05. Sábado, às 20h.

BANDA MANTIQUEIRA E FABIANA COZZA

Em um casamento entre a mais importante big band do Brasil e uma das intérpretes de maior destaque na música brasileira contemporânea, o show traz a química que resultou do timbre de voz da Fabiana Cozza com os metais da Banda Mantiqueira em arranjos de Nailor Azevedo (o Proveta) e Edson Alves. O repertório homenageia grandes compositores brasileiros como Noel Rosa, Ary Barroso, João Bosco, Jorge Benjor, Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi, Cartola, Nelson Cavaquinho, Wilson das Neves, entre outros.
Dia 01/06. Domingo, às 11h.

RODA DE CHORO

Com Zé Barbeiro, Luizinho 7 Cordas, Israel Bueno de Almeida, Izaías Bueno de Almeida, Milton de Mori, Toninho Carrasqueira, Alexandre Ribeiro, Roberta Valente e Vitor Lopes.
A velha e a nova geração do Choro de São Paulo se encontram numa grande roda formada por alguns dos maiores nomes do gênero, como os mestres do violão Zé Barbeiro, Luizinho 7 Cordas e Israel Bueno de Almeida; o tradicional bandolinista Izaías Bueno de Almeida; o cavaquinista Milton de Mori e o exímio flautista Toninho Carrasqueira. Completam o grupo grandes instrumentistas da nova geração do como o clarinetista Alexandre Ribeiro, a pandeirista Roberta Valente e o gaitista Vitor Lopes.
No repertório, clássicos de compositores tradicionais como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu e modernos como Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro, Toninho Ferragutti, Moacir Santos, entre outros.
Dia 01/06. Domingo, às 16h.

Teatro

MULHERES DO SOL
Com a Cia. Teatro Base.
Espetáculo que integra dança vertical, circo, teatro e esportes, mostrando bailarinas aéreas superando os limites da gravidade voando num balão a 20 metros de altura. Cabos e cordas elásticas expandem o movimento até o limite do corpo. O espetáculo conta a história de um inventor do século XVIII que cria uma máquina com o sonho de voar e transmutar-se pelos tempos.
Dia 31/5. Sábado, às 10h30.

ÁRVORES
Criação e direção de Clarice Lima. Colaboração de Patrícia Araujo.
Um exercício do desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta? O trabalho surge como desejo de enraizamento na cidade, onde pessoas vestidas com o mesmo figurino habitam em espaços de passagens. Ali, contrapõem-se ao fluxo de movimento, permanecem de cabeça pra baixo até o corpo não aguentar mais e cair. A performance pretende ampliar a discussão sobre a permanência, ao possibilitar que os artistas deixem rastros, não só na paisagem urbana da cidade, mas também nos seus próprios corpos. Interroga maneiras possíveis para o corpo resistir, continuar, seguir em potência.
Dia 31/05. Sábado, às 10h30.

MIRA – EXTRAORDINÁRIAS DIFERENÇAS, SUTIS IGUALDADES
Com o Grupo De Pernas Pro Ar (RS)
Bonecos gigantes, inspirados nas obras do artista plástico espanhol Joan Miró, representam estranhas formas de vida, com capacidade de mostrar a realidade de forma simples e simbólica. Um convite para “mirar” bonecos gigantes em situações puras e cotidianas, embalados por uma trilha sensível. Sem falas e voltado à família, o espetáculo atrai pela sutileza dos contrastes de cada personagem, sugerindo leveza, cor, luz e poesia. Duração: 45 min.
Dia 31/05. Sábado, às 18h.

Circo

CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo
Circo Zanni 10 anos.
Circo de inspiração clássica com uma assinatura artística personalizada, o Circo Zanni completa dez anos de estrada em 2014. Para comemorar, a companhia preparou um espetáculo inédito pautado por uma boa dose de humor e muita música, marcas características do grupo. A plateia poderá conferir números que foram consagrados pelo público e se tornaram marcas registradas da trupe, como Monga – A Mulher Gorila, interpretada por Fernando Sampaio, com apresentação de Domingos Montagner (diretor artístico do Zanni). Completam o show atrações inéditas e artistas convidados que já fizeram parte da trupe. Além, claro, da tradicional banda executando a trilha sonora ao vivo.
Retirada de ingresso na bilheteria, 1h antes do espetáculo.
Dias 31/05 e 01/06. Sábado, às 16h. Domingo, às 14h e às 17h30.

Intervenções

MÃOS
Com As Rutes
A intervenção performática propõe, pelo breve enlace estabelecido entre duas mãos, levar os participantes a uma experiência sensível de percepção do entorno e de si.
Dia 31/05. Sábado, a partir das 10h.

MAIS UMA VEZ MOLINAMENTOS
Com o Grupo Caixa de Imagens
Performance itinerante que, homenageando a obra do Mestre Molina, propõe um diálogo lúdico com o público ao realizar uma ponte lírica entre a estátua viva e as “gerigonças”. Um boneco de pequena dimensão possui como palco um tabuleiro. Neste, o espectador realiza um caminho através de chaves, de botões ou de pequenas manivelas. Ao finalizar este seu caminho provoca a surpreendente movimentação-narrativa do pequeno títere.
Dia 31/05. Sábado, a partir das 10h.

UMOJA
Com o Grupo Umoja.
Sediado na Zona Sul de São Paulo, o grupo Umoja, que na língua africana Swahili significa unidade, é composto por atores, dançarinos, percussionistas, educadores que partilham da identificação com o universo das culturas populares e afro-brasileiras e apresentam o encontro de tambores transitando pelo maracatu, samba de roda, coco, ciranda e afoxé.
Dia 31/05. Sábado, às 11h30.

EUREKA ON THE STREETS
A banda apresenta arranjos elaborados, composições divertidas e performances inusitadas. Composta por cinco sopros e duas percussões, apresenta estilos musicais diversos, como os norte-americanos jazz, blues e funk, e influências brasileiras e latino-americanas, como o samba, o baião, o mambo e a salsa.
Dia 31/05. Sábado, às 15h30 e às 17h30.

PAUSA PARA RESPIRAR 
Com o Grupo Opovoempé
Uma intervenção-percurso, na qual perfomers de jalecos brancos propõem aos passantes questões referentes à interação de modo de vida, hábitos e bem-estar. Ao público, é proposta uma pequena pausa no cotidiano e a possibilidade de escutar as batidas de seu próprio coração enquanto os pés repousam num pequeno pedaço de gramado. Alternam-se momentos de invisibilidade e evento, ações coreográficas e interação numa anamnese lúdica e, ao mesmo tempo, leve e profunda.
Dias 01 e 08/06. Domingos, a partir das 10h.

DO BARRO DO MANOEL
Com Teatro de Senhoritas
Um cortejo de músicos e atores se espalha incorporando figuras do universo poético do autor sul-mato-grossense Manoel de Barros, como “O homem que engoliu o futuro”, “O homem das coisas desimportantes”, “O homem grávido de poesia”, “O homem pássaro” e “O homem árvore”. Na intervenção poética recitam, distribuem em impressos ou cantam aos olhos e ouvidos interessados a obra do autor.
Dia 01/06. Domingo, a partir das 10h.

Homo PoeticusConcepção artística de Marinho Mar.
Como um cavaleiro andante, o ator Marco Miranda caminha com seu companheiro burrico, distribuindo alegria e poesias.
Livre.
Dias 01 e 08/06. Domingos, a partir das 10h.

BALÕES
Com Cia. Etra de Dança Contemporânea. Direção de Edvan Monteiro.
A performance surgiu das inquietações, descontrações e intervalos de ensaio do elenco do espetáculo Balões Vermelhos. Buscando ocupar espaços, a proposta traz à tona a curiosidade do espectador participante. Ele é parte do trabalho na medida em que as ações dos artistas se desenvolvem em relação aos seus comandos. Balões é um convite ao lúdico, à integração e ao ser criança.
Dia 01/06. Domingo, às 10h30

CORTEJO ELÉTRICO
Com a Cia. O Curioso.
Três músicos e uma atriz fazem um cortejo musical, interagindo com o público, sob o som de marchinhas e ritmos latinos.
Dia 01/06. Domingo, às 13h e às 15h.

TIM MAIA 70
Com o Grupo Ôncalo.
Banda jovem que difunde o conceito da street big band e com repertório que homenageia o músico brasileiro Tim Maia, traz de forma irreverente a música instrumental, relembrando sucessos do artista.
Dia 01/06. Domingo, às 19h.

Contação de Histórias

KARIRI XOCÓ
Kariri Xocó, é a união de indígenas remanescentes da etnia Kariri e da etnia Xocó, que vivem as margens do Rio São Francisco em Alagoas. Eles irão contar histórias, apresentar e tocar instrumentos típicos bem como a apresentação do ritual Toré, com cantos e danças.
Dia 01/06. Domingo, às 10h e às 12h30.

COM A CORDA TODA! – ROPE SKIPPING
Pular corda é uma atividade bastante conhecida no mundo, seja em forma de brincadeiras de criança, nas brincadeiras de rua, ou nos exercícios de preparo e condicionamento físico de atletas. Nessa modalidade, além de pular, os participantes terão a oportunidade de conhecer algumas acrobacias e coreografias realizadas pulando a corda.
Dias 01, 08 e 15/06. Domingos, das 12h30 às 17h30.

SALTOS TUMBLETRACK
Pista de salto com 12 metros de comprimento e 2 metros de largura, conhecido como trampolim acrobático, elemento utilizado na Ginástica de trampolim, modalidade que desde 1999, integra a Federação Internacional de ginástica. Vivência para explora os movimentos e suas possibilidades sob o tumble track, como saltos, saltitos, rolamentos para frente e para trás e rodante, com auxílio de monitores especializados na orientação de movimentos acrobáticos relacionados às técnicas de Ginástica de Trampolim.
Dia 01/06. Domingo, das 12h30 às 15h30.

Ateliê Aberto

CIDADE INVERTIDA
Com Projeto Cidade Invertida.
Cidade Invertida compõe um grupo formado por fotógrafos e educadores, que desenvolve projetos culturais relacionados à Fotografia; que explora o caráter transversal e interdisciplinar da imagem, e seu potencial de mobilizar diferentes áreas do conhecimento humano. No interior de um trailler serão realizadas oficinas de fotografia artesanal e demonstrações lúdicas dos processos de formação da imagem.
A partir de 8 anos.
Vagas limitadas.
Dias 31/05 e 01/06. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

ESCAFANDRO
Por Márcio Ambrósio / Estúdio Kosmo
Intervenção lúdica, que convida o público a usar e transitar pelo espaço público com um escafandro na cabeça, estando fora d´água. A ideia é causar um impacto visual, e ao mesmo tempo, provocar uma reflexão sobre o ar que respiramos. Ao vestir o escafandro, o visitante se torna um personagem surrealista, expirando bolhas de sabão e piscando sequências animadas de luzes eletrônicas.
Dias 31/05 e 7/6. Sábados, a partir das 11h.

SUAVE CICLO
Com Vj Suave
Intervenções visuais são realizadas a partir de um triciclo adaptado com equipamentos audiovisuais para o grafitti digital. Através dele, pequenas narrativas, personagens e poesia percorrem o espaço aberto, iluminando paredões em grande escala. Tomando como base um objeto de uso cotidiano – a bicicleta, é possível expandir e dar movimento às projeções animadas e potencializar o som nesses espaços.
Dias 31/05, 01/06, 07 e 08/06. Sábados e domingos, a partir das 18h.

LIGHT PAINTING
Com Fábio Yamagi, Thailini Cruz, Analucia Godói e Pedro Iuá.
Intervenção artística em que renomados animadores produzem, ao vivo, sequências animadas utilizando lanternas.
Dias 31/05, 01/06, 07 e 08/06. Sábados e domingos, a partir das 18h.

Literatura

LITERATURA GPS
O BiblioSesc recebe escritores da região do Campo Limpo para uma rodada de leituras e bate-papos com o público, mostrando suas obras, estilos e influências.
Ferrez | 31/05. Sábado, às 19h
Marco Pezão | 01/06. Domingo, às 18h

LETRAS E LETRINHAS VOLANTES
O caminhão do BiblioSesc convida o público de todas as idades para explorar o universo mágico das letras: clássicos da literatura, histórias reais, ficções e aventuras. Apresentando parte do trabalho realizado pelas bibliotecas volantes do Sesc, contará com atividades de mediação de leitura e contação de histórias.
Kiara Terra e Elenira Peixoto | 31/05 e 01/06. Sábado e domingo, das 10h às 20h.

O MENOR SARAU DO MUNDO
Giovane Baffô, poeta, autor dos livros “Delitos e deleites” e “Ponte Pálpebra”, percorre os espaços da unidade realizando micro saraus embaixo de seu guarda-chuva, convidando o público a participar.
Dias 31/05 e 07/06. Sábados, a partir das 10h.

FESTEIRO MENSAGEIRO
Intervenção artística e poética na qual o “Festeiro Mensageiro” carrega uma caixa- surpresa com o “Festeirinho”, um pequeno mamulengo que diverte o público com suas estripulias e entrega aos participantes da festa cartas com belas mensagens.
Dia 31/5. Sábado a partir das 10h.

Esportes

MINI ESPORTES
Espaço dedicado à vivência de diferentes modalidades esportivas, praticados em dimensões adaptadas.
De 31/05 a 29/06. Sábados, domingos e feriado, das 12h30 às 17h30.

SLACKLINE
Atividade que explora o equilíbrio, a coordenação motora, velocidade de reação e consciência corporal, é praticado em uma fita de nylon estreita e flexível, esticada entre dois pontos fixos. Permite ao participante andar e fazer manobras sobre a fita. Os benefícios do slackline vão muito além do físico. O esporte também trabalha muitos atributos psicológicos, como a capacidade de superar dificuldades.
Dias 31/05, 07 e 14/06. Sábados, das 12h30 às 17h30

ATLETISMO
Com os atletas Vicente Lenilson e Alan Fonteles.
A corrida é o principal elemento das provas do atletismo. Nessa atividade, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma prova de velocidade em uma pista reduzida que conta com sensores que medem o tempo para percorrer a distância determinada. Com isso, os frequentadores poderão competir entre si ao longo do dia para ver quem consegue fazer o percurso no menor tempo.
Dia 31/05. Sábado, das 12h30 às 15h30.

Instalação

CINE-OLHO
Instalação que compõe dispositivo cinematográfico que remonta às primeiras exibições do cinema não-narrativo e narrativo, de 1896 a 1939, a partir de três visualidades: os primeiros beijos, os primeiros efeitos especiais e os primeiros monstros. Assim, Cine-Olho traz cenas inusitadas deste cinema por meio do voyeurismo e do ato de espiar, como quem olha pelo buraco da fechadura para desvendar a magia do cinema. Conteúdo do projeto: SESC SP. Direção de Conteúdo: Angélica Valente. Montagem e Vinheta: Mariana Barioni. Músicas Originais: Fernando Cappi (Chankas).
Dias 31/05, 1/06, 07 e 08/06. Sábados e domingos, a partir das 11h.

[tab:END]