Uma das sobremesas mais queridas de todos os tempos, o amor pelo sorvete é universal. Seja de sabores mais ousados, ou aqueles mais clássicos, receitas que levam apenas frutas e água, ou outras um pouquinho mais engordativas, o importante é se refrescar com essa delícia cremosa.

Créditos: iStock/Moncherie

Sorvete artesanal para quem quer fugir dos industrializados.

A seguir, confira uma lista com dicas para quem gosta de fugir das comidas industrializadas. São opções de lugares e marcas que fabricam sorvetes artesanais, e também marcas sem ponto de venda, que trabalham por encomenda.

  • Villa Chocolat

    Data: De segunda à sábado

    Horário: Das 11h às 19h

    Localizado em Pinheiros, o Villa Chocolat é um templo do chocolate. Além, de brigadeiros, bombons e bolos - que o visitante pode acompanhar o preparo o local- a casa erve também deliciosos sorvetes, de sabores variados.

    Local: Rua Cunha Gago, 836

  • Stuppendo

    Data: Terça a Quinta das 12h às 21h / Sexta, Sábado e Domingo das 12h às 22h

    Horário: Terça à domingo

    A marca registrada da franquia é o preparo dos sorvetes: tudo artesanal e com ingredientes frescos e orgânicos. Além dos sabores tradicionais, eles servem sabores típicos brasileiros como: goiaba, maracujá, cupuaçu, cajá, jabuticaba e graviola.

    Local: Unidade Moema: R. Canário, 1321 / Unidade Vila Leopoldina R. Passo da Pátria, 790

  • Bacio di Latte

    Data: Aberto todos os dias

    Horário: De Segunda à Sexta, das 11h às 23h; Sábado, das 11h à 1h; Domingos e feriados, das 11h às 22h

    embora não seja das mais baratas, a tradicional sorveteria italiana é famosa em São Paulo, e reconhecida pela cremosidade dos sorvetes e pela qualidade dos ingredientes usados nas receitas,

    Local: Rua Bela Cintra, 1829

  • Frida & Mina

    Data: Aberto todos os dias

    Horário: De segunda a Sábado, das 12h às 21h; Domingo das 12h às 20h

    Um cantinho charmoso em Pinheiros, a sorveteria só usa ingredientes orgânicos em suas receitas, que também não levam corantes ou conservantes. O gelato de chocolate com cerveja é um dos sabores mais famosos do local.

    Local: Rua Artur de Azevedo 1147

  • Damp Sorvetes

    Data: Aberto todos os dias

    Horário: Das 10h às 20h

    Sorveteria tradicional do bairro do Ipiranga, a Damp tem um estilo retrô. No cardápio, mais de 100 receitas variadas. Um dos destaques é o sorvete de queijo brie com damasco, rapadura, manjericão com amora, lavanda e capim santo são algumas das opções.

    Local: Rua Lino Coutinho, 983

  • Sorveteria Gattamelata

    Data: Aberto todos os dias

    Horário: Segunda, das 12h às 20h; Terça a domingo, das 11h30 às 22h

    A sorveteria é conhecida por misturar sabores brasileiros com receitas de sorvetes típicas italianas. Uma das receitas mais famosas é um mix de chocolate belga com frutas tropicais, como abacaxi e açaí.

    Local: Rua itapicuru, 411

  • Mochissimo

    Preço: Valor do frete: R$ 25

    Uma massa puxa puxa por fora, recheada por um delicioso sorvete italiano artesanal: esse é o sorvete mochi. As receitas da marca, que só vende sob encomenda, levam farinha de arroz, água e açúcar, e podem ser consumidas por celíacos. Muitas delas também não levam lactose, sendo feitas de fruta, sem aditivos e conservantes. Os sorvetes vêm nos sabores Manga com Leite de Coco, Matcha com Hortelã, Lichia, Chocolate Belga, Morango e Paçoca. São no mínimo 5 unidades e saem a R$ 5,90 cada.

Mais dicas para as formigas de plantão:

Doces delícias: lugares em sampa para comer sobremesas veganas