Já tentou assistir a uma cena de um filme de suspense e tirar o som da TV? Ou um beijo romântico de um casal apaixonado sem aquela canção melódica de fundo? A experiência pode ser surpreendente, mas também decepcionante. Isso porque as trilhas sonoras têm o poder de intensificar qualquer sentimento provocado pelas imagens na tela, seja tristeza, medo, alegria ou paixão.

Para revelar com muita magia esse universo da música e do cinema, o Sesc Pinheiros apresenta a exposição "Música & Cinema: O Casamento do Século?", trazida diretamente da Cité de la Musique, em Paris, na França, onde ficou exposta entre entre março e agosto de 2013 e foi vista por mais de 90 mil pessoas. Os visitantes podem conhecer o espaço interativo e lúdico entre os dias 20 de setembro e 11 de janeiro de 2015, de terça à sexta, das 10h30 às 21h30, aos sábados, das 10h30 às 21h, e domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. A entrada é Catraca Livre.

Cena do Filme "New York New York" (1977)/ Liza Minnelli e Robert De Niro

Créditos: Cena do Filme "New York New York" (1977)

O filme "New York New York" marcou a produção cinematográfica pela riqueza de sua trilha sonora. O filme conta a história do músico Jimmy Doyle e da cantora Francine Evans, que se apaixonam enquanto buscam pelo sucesso

Crítico, diretor, professor e curador de inúmeras exposições dedicadas ao cinema, N.T. Binh trouxe a mostra a São Paulo com a proposta de revelar que a arte de fazer cinema, na prática, segue os mesmos passos no mundo todo. "A produção é igual, mesmo com as características e influências de cada nacionalidade", afirma.

Quem for à mostra tem a chance de comprovar a afirmação do curador ao adentrar diferentes ambientes que exibem os bastidores de produções marcantes da história do cinema, por meio de documentos originais como partituras, manuscritos, storyboards, instrumentos e fotografias. São centenas de trechos de filmes e trilhas sonoras, inclusive de produções nacionais, em formato inédito e especial para a versão brasileira da exposição.

"Para trazer a identidade do país, eu estudei bastante. É importante mostrar todas as fases, desde o cinema de Glauber Rocha até o de Walter Salles e Fernando Meirelles. As chanchadas e as animações, como "Rio", também estão presentes", conta Binh e complementa afirmando em tom bem humorado que as trilhas das chanchadas - ou pornochanchadas - têm qualidade sim.

Para completar, vídeos apresentam testemunhos de compositores, cineastas, entrevistas e clipes e passeiam por diversos gêneros, como a comédia, os épicos, o romance e o suspense - sempre homenageando o papel singular da música no desenvolvimento dessas obras-primas, nacionais e internacionais.

Em um dos trechos interativos, um estúdio de mixagem convida o visitante a alterar níveis sonoros e a sentir o impacto em falas e sons de diversas cenas. Em outro, uma jukebox tem as músicas escolhidas a partir de cartazes de filmes ao invés de capas de discos.

De acordo com o curador, "Música & Cinema: O Casamento do Século?" não recebeu à toa um título em forma de questão. "A pergunta é para provocar a reflexão do público sobre os bastidores do cinema. Dá trabalho fazer cinema e fazer esse casamento (com a música) ser bem sucedido. Quando o resultado está lá, parece simples. Mas na realidade não é", conclui.

Programação Paralela

Durante o período expositivo, o Sesc Pinheiros irá oferecer uma programação paralela repleta de atividades e atrações especiais, com shows, oficinas e projeções. O Mágico de Oz, A Pantera Cor-de-Rosa, Cinema Paradiso e James Bond são alguns dos temas da programação. Aguarde mais detalhes aqui no Catraca Livre.

Abaixo, alguns dos filmes que são homenageados na exposição "Música & Cinema: O Casamento do Século?":

1/4

 

2/4

 

3/4

 

4/4

 

  •  

    1/4

  •  

    2/4

  •  

    3/4

  •  

    4/4

Assista também a alguns trailers de filmes famosos por suas trilhas sonoras: 

Música & Cinema: O Casamento do Século?

20 Set
a
11 Jan

  • de 20/09 a 11/01
    • Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10:30 às 21:30
    • Domingos das 10:30 às 18:30
    • Sábados das 10:30 às 21:00

Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 Pinheiros - Oeste São Paulo - SP (11) 3095-9400
Estação Faria Lima (Metrô - Linha 4 Amarela)
Catraca Livre