Evento ‘Pra Cachorro’ reúne cães, homens e mulheres na Matilha Cultural

Matilha Cultural recebe programação “Pra Cachorro”, que reúne homens, mulheres e cães
Matilha Cultural recebe programação “Pra Cachorro”, que reúne homens, mulheres e cães

Pela sexta vez, a Matilha Cultural recebe a programação anual do “Pra Cachorro“, um projeto que reúne homens, mulheres e cães – claro – para celebrar a parceria entre seres humanos e seus amigos caninos. O evento acontece entre 9 de julho e 15 de agosto, de terça a domingo, das 14h às 22h, e contempla exposição fotográfica, debates, palestras e mostra de cinema. Tudo com entrada Catraca Livre.

A abertura acontece no dia 9 de julho, quarta, às 19h, com coquetel para cachorros e humanos, e conta com discotecagem do DJ Paulão e projeção do movimento Não Mate.

Confira abaixo a programação completa:

Exposição

“América Latida” – de Diego Santovito
09/07 a 15/08, ter. a dom., das 14h às 22h

Para retratar os cães em seus diversos momentos, o artista Diego Santovito viajou pela Bolívia e pelo Peru. No caminho, fotografou vários cachorros inseridos em cenários culturais distintos.

Na mostra é possível conferir casinhas customizadas e telas pintadas por artistas que expõem suas obras de acordo com a temática do projeto.

Debates e Palestras

15/07, terça, às 20h
Tema: O fim dos testes em animais – Caso Instituto Royal
Convidados: Leandro Ativista, Fábio Pacheco e Décio Lima Jr. Mediação: Carlos Souza.

22/07, terça, às 20h
Tema: Encontrei um animal, o que fazer? – Posse responsável
Convidados: Angélica Perez

29/07, terça-feira, às 20h
Tema: Introdução aos Direitos dos Animais
Convidados: Luis Martini

05/08, terça-feira, às 20h
Tema: Advogados Ativistas
Convidados: Advogados Ativistas

12/08, terça-feira, às 20h
Tema: Primeiros Socorros Integrativos – Um olhar para o animal além da medicina alopática
Convidados: Ricardo Garé (Veterinário Reikiano), André Paduan (Veterinário Homeopata), Deolinda Eleutério (Terapeuta Floral)

Oficinas

12/07, sábado, às 15h
Tema: Faça você mesmo | Estamparia
Convidados: Movimento NÃO MATE

19/07, sábado, às 15h
Tema: Alimentação Viva e Ayurvédica
Convidados: Gilberto Basseto Jr. e Teatro Revolução da Colher

26/07, sábado, às 15h
Tema: Beleza sem crueldade
Convidados: Liliana Góes

02/08, sábado, às 15h
Tema: Comportamento Animal e Cãominhada
Convidados: Thiago Sanchez e Bira Nascimento

09/8, sábado, às 15h
Tema: Ração Natural para cães
Convidados: Raquel Blaque

Cinema + debates

11/07, sexta-feira, às 20h00
Filme: “Não Matarás”
Produção: Instituto Nina Rosa
Convidado: Nina Rosa incentiva o debate sobre a experimentação em animais e suas consequências para os animais e homens.

25/07, sexta-feira, às 20h
Filme: “Viva e Deixe Viver”
Direção: Marc Pierschel
Convidado: Marc Pierschel via Skype, incentiva o debate sobre o relacionamento entre humano e os animais, à história do movimento pelos direitos animais, e as razões pelas quais as pessoas se tornam veganas.

27/07, sexta-feira, às 20h
Filme: “A Testemunha”
Direção: Jenny Stein
Convidado: Bruno Muller irá discutir sobre o ativismo pelos direitos animais.

Mostra de Curtas

03/07, quinta-feira, às 20h

“A Galinha que Burlou o Sistema”, de Quico Meirelles
Ficção – Brasil – 15 min.

“Volk”, de Werner Schumann
Experimental – Brasil – 1990 – 5 min.

“O Olhar em Volta”, de Ivan Sanz-Pardo
Ficção – Espanha – 12 min.

“Pecuária e Meio Ambiente”, de Brighter Green
Documentário – EUA – 5 min.

“Numéro 1765”, de Cyrus Neshvad
Experimental – França – 2008 – 4 min.

“Mitos Veganos Desmentidos”, de Jonathan Mann
Documentário – EUA – 3 min.

“Vacas com Armas”, de Dana Lyons
Videoclipe – EUA – 5 min.

“Um Futuro Vegano”, do Tribunal Animal
Videoclipe – França – 3 min

Cinematilha

03/07, quinta-feira, às 21h
Filme: Por trás da Máscara – A história das pessoas que arriscam tudo para salvar os animais (Behind the Mask)
Direção: Shannon Keith (EUA – 2006 – 72 min.)
Quem é a ALF? Como agem suas células? Qual sua origem, histórias, táticas? Para esclarecer essas e muitas outras perguntas a advogada Shannon Keith produziu o filme Behind the Mask – A história das pessoas que arriscam tudo para salvar os animais. O filme fala sobre as ações de libertação animal incluindo protestos e sabotagem contra a indústria de peles, entretenimento, experimentos, carnes e outros produtos de origem animal.

04/07, sexta-feira, às 20h
Filme: O Abrigo
Direção: Flávia Trindade (Brasil – 73 min.)
Documentário que mostra o registro dos resgates de animais realizados na região serrana do Rio de Janeiro por circunstância das fortes chuvas em janeiro de 2011, conhecida como uma das maiores tragédias brasileiras. A cineasta carioca constrói o filme no calor dos acontecimentos, acompanhando e participando das ações ativamente.

05/07, sábado, às 17h
Filme: Delírios de um Cinemaníaco
Direção: Carlos Eduardo Magalhães e Felipe Leal Barquete (Brasil/2013)
Esse filme é a cinebiografia de José de Oliveira. Um homem que desde a sua infância até a velhice, viu a morte levar seus familiares e maiores amigos. Mas encontrou no amor por Edna e na paixão pelo cinema, forças para encarar as mazelas da vida, vivendo em um grande delírio cinematográfico. Baseado na obra “Minhas memórias com meu cinema” de José de Oliveira

05/07, sábado, às 19h
Filme: Confissões de um Eco Terrorista (Confessions of an Eco-Terrorist)
Direção: Peter Brown (EUA/90 min.)
Neste filme o espectador é convidado a conhecer, através das lentes de Peter Brown, a intimidade das embarcações e o cotidiano dos ativistas mais controversos, Paul Watson e a tripulação da Sea Shepherd. Brown, revela mais de 30 anos de gravações nas campanhas revelando inclusive as táticas mais polêmicas e pouco convencionais de Watson.

06/07, domingo, às 20h
Filme: A Testemunha (The Witness)
Direção: Jenny Stein (EUA/45 min.)
Conta a história de Eddie Lama, um dos mais conhecidos ativistas dos Estados Unidos, Eddie mal podia se aproximar de cães a gatos, mas algo mudou e hoje ele é ativista pelos direitos animais.

09/07, quarta-feira, às 20h
Filme: Coragem Nativa (Bold Native)
Direção: Denis Hennely (EUA/104 Minutos)
Charlie é o líder e a voz de um movimento conhecido por Bold Native. Este movimento organizado está espalhado por todos os Estados Unidos e o seu objetivo é salvar o maior número de animais possível, visando um futuro onde os animais são tratados de forma justa e não como mera propriedade.

10/07, quinta-feira, às 20h
Filme: A Servidão Moderna (De la Servitude Moderne)
Direção: Jean-François Brient (França/52 min.)
Brient aborda como nos tornamos escravos do capitalismo, do consumo, da política liberal e do sistema produtivo. O diretor cria um jogo de imagens em uma edição ágil ao olhar para todos os setores da vida, cita Isaac Bashevis Singer, famoso pensador animalista, no trecho em que toca na escravidão animal, ao contrário do que usualmente vemos nos filmes militantes, Brient não deixa os animais de fora do quadro.

10/07, quinta-feira, às 21h
Mostra Documentários

Filme: A História das Coisas – Story of Stuff
Criação: Annie Leonard e Direção: Louis Fox (EUA/22 min.)
Extração, produção, venda e descarte. Toda a cadeia produtiva de mercadorias é desvendado nesse filme que se transformou em um grande movimento social. De uma forma divertida e didática o filme apresenta os aspectos destrutivos da economia linear baseada em consumo e descarte, expondo os impactos causados por esse sistema.

Filme: A Engrenagem
Direção: Denise Gonçalves (Brasil/16 min.)
Inspirado no filme A História das Coisas, o filme do Instituto Nina Rosa demonstra como a cadeia de produção de mercadorias de origem animal está ligada aos mecanismos sociopolítico-econômicos formatados a degradar o ambiente, a saúde humana e a vida dos animais.

Filme: Veganos
Direção: Beatriz Vicente (Brasil/30 min.)
O documentário Veganos apresenta a vida de quatro veganos e veganas ativistas pelos direitos animais. Participam do filme o infoativista e fundador do Vista-se, o portal sobre vegetarianismo mais acessado do Brasil, Fábio Chaves; George Guimarães, presidente e fundador do VEDDAS, ativista e nutricionista; Clara uma menina de 5 anos vegana desde o nascimento graças a influência de sua mãe e pai, Sulivam e Rogério também veganos e ativistas; e a culinarista Ivonete, proprietária do Lar Vegetariano-Vegan, um dos restaurantes veganos mais conhecidos de São Paulo. Através de seus cotidianos, com informações técnicas, humor e emoção, o filme mostra o que é veganismo e os porquês dessa escolha.

11/07, sexta-feira, às 20h
Filme: Não Matarás
Direção: Denise Gonçalves (Brasil/65 min.)
Documentário do Instituto Nina Rosa discutindo o uso de animais no ensino e na pesquisa revela como funciona esse sistema, seus métodos crueis, e pensamentos ultrapassados.

12/07, sábado, às 19h
Filme: Confissões de um Eco Terrorista (Confessions of an Eco-Terrorist)
Direção: Peter Brown (EUA/90 min.)
Neste filme o espectador é convidado a conhecer, através das lentes de Peter Brown, a intimidade das embarcações e o cotidiano dos ativistas mais controversos, Paul Watson e a tripulação da Sea Shepherd. Brown, revela mais de 30 anos de gravações nas campanhas revelando inclusive as táticas mais polêmicas e pouco convencionais de Watson.

13/07, domingo, às 20h
Filme: O Abrigo
Direção: Flávia Trindade (Brasil/73 min.)
É o registro dos resgates de animais realizados na região serrana do Rio de Janeiro por circunstância das fortes chuvas em janeiro de 2011, conhecida como uma das maiores tragédias brasileiras. A cineasta carioca constrói o filme no calor dos acontecimentos, acompanhando e participando das ações ativamente.

16/07, quarta-feira, às 20h
Mostra Anti-vivissecção
Série de curtas que abordam o tema. A vivissecção é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica. No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas. Na terminologia dos defensores de animais, é generalizada como uso de animais vivos em testes laboratoriais (testes de drogas, cosméticos, produtos de limpeza e higiene), práticas médicas (treinamento cirúrgico, transplante de órgãos), experimentos na área de psicologia (privação materna, indução de estresse), experimentos armamentistas/militares (testes de armas químicas), testes de toxicidade alcoólica e tabaco, dissecação, e muitos outros.

16/07, quarta-feira, às 21h
Filme: Viva e Deixe Viver
Direção: Marc Pierschel (Alemanha/80 min.)
O VEDDAS e a Matilha Cultural promovem o lançamento brasileiro do filme do cineasta alemão Marc Pierschel examinando nossa relação com os animais, à história do movimento pelos direitos animais, e as razões pelas quais as pessoas se tornam veganas.

17/07, quinta-feira, às 20h
Filme: Alma
Direção: Patrick Rouxel (França/Brasil/60 min.)
O diretor francês Patrick Rouxel esteve na Amazônia brasileira filmando os impactos da producão de gado para carne, couro e leite na região. Ele opta por traçar uma narrativa observativa, sem texto, diálogos, explicações. Alma é um filme aberto. Cabe ao público ver e tirar suas próprias conclusões.

17/07, quinta-feira, às 21h
Filme: Green
Direção: Patrick Rouxel (França/Indonésia/40 min.)
O filme conta uma história comovente sobre a conversão corporativa das florestas tropicais da Indonésia para produção de óleo de palma, madeira e papel, por meio da visão de uma orangotango em seus últimos dias de vida. Ela é vítima do desmatamento e da exploração dos recursos tropicais. O filme é uma jornada visual, que ilustra os impactos do desmatamento, os efeitos do consumismo, a trágica perda de biodiversidade e de outras duras realidades que a destruição da floresta está impondo sobre as outras espécies.

18/07, sexta-feira, às 20h
Filme: Viva e Deixe Viver
Direção: Marc Pierschel (Alemanha/80 min.)
O VEDDAS e a Matilha Cultural promovem o lançamento brasileiro do filme do cineasta alemão Marc Pierschel examinando nossa relação com os animais, a história do movimento pelos direitos animais, e as razões pelas quais as pessoas se tornam veganas.

19/07, sábado, às 19h
Filme: Confissões de um Eco Terrorista
Direção: Peter Brown (EUA/90 min.)
Neste filme o espectador é convidado a conhecer, através das lentes de Peter Brown, a intimidade das embarcações e o cotidiano dos ativistas mais controversos, Paul Watson e a tripulação da Sea Shepherd. Brown, revela mais de 30 anos de gravações nas campanhas revelando inclusive as táticas mais polêmicas e pouco convencionais de Watson.

20/07, domingo, às 20h
Filme: A Testemunha
Direção: Jenny Stein (EUA/45 min.)
Conta a história de Eddie Lama, um dos mais conhecidos ativistas dos Estados Unidos. Eddie mal podia se aproximar de cães a gatos, mas algo mudou e hoje ele é ativista pelos direitos animais.