Na terça-feira, 19 de setembro, uma programação recheada de manifestações artísticas toma conta da galeria subterrânea mais famosa da capital, a Passagem Literária da Consolação.

Das 10h às 20h, acontece a Festa Literária do Baixo Augusta, organizada pelo Clube de Autores, com uma série de atividades relacionadas à literatura, como encenações, leituras de obras, saraus, debates e palestras.

Foram mais de 120 projetos inscritos, sendo oito selecionados para serem apresentados na primeira edição do evento voltado para autores independentes. Toda a programação tem entrada Catraca Livre.

Créditos: Reprodução | Passagem Subterrânea da Consolação

A Passagem Subterrânea da Consolação deixou de ser apenas um caminho para cruzar a Avenida Consolação e se transformou em um espaço cultural, com sebo, exposições, shows e atrações diversas

A FLIBA ocupa a Passagem Literária da Consolação com 10 encontros abertos ao público, que reúnem nomes importantes do cenário literário brasileiro, como Alex Rangel, Alessandra Benete, Danilo Dias e Giselle Del Pino.

O Clube de Autores é um site brasileiro criado na intenção de oferecer espaço a autores independentes, para que possam publicar suas obras livremente, sem tiragem mínima. Há oito anos, a plataforma contabiliza 50 mil autores e um acervo de aproximadamente 60 mil títulos.

Confira a programação da 1ª Festa Literária do Baixo Augusta:

  • 10h - "Para Tudo Que Não Deu Certo" com Alessandra Benete

Uma apresentação artístico-literária, informal e contundente, de crônicas do livro "Para tudo que não deu certo". Marcada pela interação informal com os transeuntes de forma poética, precisa e sedutora, durante a apresentação, é encenada a jornada do autor mostrando a importância de um livro sem "amputação" do "eu".

  • 11h - Sarau Musicado com Quistue e Junior Azuos

Sarau em que o autor Daniel Elias recita seus textos e interpreta personagens, fazendo o público mergulhar no mundo da literatura, da poesia e das artes. Todos o público é convidado a participar deste sarau que tem como fundo trilhas sonoras improvisadas no piano, interpretadas pelo músico Junior Azuos.

  • 12h - "O Mundo Encantado dos Ministros do Riso" com Alex Rangel

Uma apresentação cheia de alegria com música, contação de histórias e interações artísticas, tudo isso em um ambiente circense em meio a mini gincanas.

  • 13h - "A Foice, Uma Intervenção Artística" com Danilo Dias

Uma leitura imersiva do primeiro capítulo do livro "A Foice". Durante a apresentação, o público pode se maquiar com cortes e machucados iguais aos de filmes de terror, além de tirar fotos com o personagem que dá título à obra, sob a trilha sonora de terror especificamente composta para o trabalho.

  • 14h - "Uma Tarde em Paris" com Giselle Del Pino

Nessa apresentação, a artista valoriza os textos contidos dentro das canções para extrair o cerne, o sumo e a poesia falada. Tudo isso é feito aplicando a música como subtexto e revelando-a como profundo instrumento de organização sensorial.

  • 15h - "Ilha de Destroços" com Caco Pontes e Caleb Mascarenhas

Num elo perdido entre a era primitiva e a industrial pós-apocalíptica, um poeta e um cientista social multimídia se unem para filtrar frequências sonoras, ruídos e mensagens telepáticas da quinta dimensão, por meio de narrativas que variam entre o caos e a física quântica, em busca do sagrano-profano presente nas ruas.

  • 16h - Compartilhando Experiências com Alex Rocha

Por meio de um varal literário, o público é convidado a interagir e apreciar textos literários com viés político, visando experimentar e refletir a respeito de episódios de ódio gratuito e racial vivenciados pelo artista.

  • 17h - "Uma Tarde em Paris" com Giselle Del Pino

Nessa apresentação, a artista valoriza os textos contidos dentro das canções para extrair o cerne, o sumo e a poesia falada. Tudo isso é feito aplicando a música como subtexto e revelando-a como profundo instrumento de organização sensorial.

  • 18h - "O Mundo Encantado dos Ministros do Riso" com Alex Rangel

Uma apresentação cheia de alegria com música, contação de histórias e interações artísticas, tudo isso em um ambiente circense em meio a mini gincanas.

  • 19h - Intervenção Literária com Igor Pires

Nesta intervenção, os transeuntes da passagem são abordados de forma lúdica, com trechos de obras literárias visando retirá-los de suas zonas de conforto e permitir a contemplação do instante.

  • 20h - Sarau da Conexão Cultural e Pontes com Bruno Capão

O objetivo é estreitar os laços de afeto entre as pessoas de São Paulo. Para isso, o evento convida o Conector Cultural Bruno Capão, cofundador do Sustenta Capão e Fundador da Associação Lado B, para criar um espaço generativo de conexão por meio do sarau, da cultura e da arte.


  • Mais literatura em SP:

Universo lúdico dos livros ilustrados ganha exposição no Sesc

FLIBA - Festa Literária do Baixo Augusta

19 Set

Ter 19/09  das 10:00 às 20:00 

Passagem Literária da Consolação
Rua da Consolação, s/nº - Esquina com a Avenida Paulista Consolação - Centro São Paulo - SP
Estação República (Metrô - Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela)
Catraca Livre
add Google Agenda