divulgação

Créditos: divulgação

Cena do espetáculo "O Diário Malassombrado"

O bairro Itaim Paulista, na zona leste, recebe o festival A Praça dos Bonecos, promovido pelo Grupo Sobrevento. Os espetáculos serão apresentados no Parque Santa Amélia aos domingos, de 6 de outubro a 8 de dezembro, às 15h.

No Dia das Crianças, 12 de outubro, o festival faz uma apresentação especial. A entrada é Catraca Livre.

Veja a programação:

Espetáculo "Mozart Moments" - Grupo Sobrevento

Bonecos e manipuladores contracenam para contar diferentes passagens da vida do compositor Mozart. "Mozart Moments" mistura humor e poesia, atores vestidos com roupas do século XVIII e pequenos bonecos. Vencedor do Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e do Prêmio Maria Mazzetti, participou de dezenas de festivais, encontros e eventos internacionais em quase cem cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha, Angola e México e já ultrapassou as 700 apresentações.

Espetáculo "O Anjo e a Princesa" - Grupo Sobrevento

"O Anjo e a Princesa" narra a primeira experiência de um anjo da guarda e trata de sua difícil relação com uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, a princesa manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, voltam a nascer as flores. O anjo da guarda que ampara a princesa se mostra somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, de seu curso natural, os milagres que deveria fazer. "O Anjo e a Princesa" recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz e também foi apresentado na Espanha, na Colômbia e em Angola.

Espetáculo "O Pastelão e a Torta" - Grupo DaCuia

É a história de dois malandros que utilizam artimanhas ingênuas para conseguir, de graça, um prato de comida. Um dia, ouvem dizer que a vovó pasteleira vai mandar um mensageiro buscar o pastelão. Julião, um dos malandros, se passa por mensageiro, engana a menina Maria e obtém o pastelão. A vovó, por não ter mandado ninguém buscar o pastelão, resolve dar uma lição nos dois malandros e apresenta uma “torta” que os deixa tortos de tanto apanhar.

Espetáculo "O Circo dos Objetos" - Cia. Mariza Basso

Sons, cores e movimentos se fundem e, de repente, de um guarda-chuva temos a lona. A alegria do Circo está no ar, nas formas e no ritmo dos mais variados objetos. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público. Um espanador e uma roldana revelam a alma da equilibrista na perigosíssima travessia de uma trena. De um penico e um tapete surge a alegria do circo: o palhaço.

Espetáculo "A Festa da Rosinha Boca Mole" - Mamulengo da Folia

O Coronel Liborio celebra o casamento de sua filha, a Rosinha Boca Mole, com o vaqueiro Benedito. Uma grande festa é realizada, mas de repente o diabo invade a festa impedindo o casamento e obrigando Rosinha a se casar com ele.

Espetáculo "Era uma vez um Gato Xadrez" - Cia. Polichinelo

Era uma vez um gato diferente de todos que você já viu. Além de ser xadrez, esse gato pra lá de esperto resolveu contar histórias viajando pelo mundo afora. Em companhia de seu fiel amigo, o cão Bigodinho, o Gato Xadrez vai nos conduzir a um espetáculo cheio de músicas e personagens divertidos, como o cão que se apaixona pela bola, o ratinho que quer ser um leão e as galinhas que cantam para botar ovos.

Espetáculos "Benditos Beneditos" - Inventor de Sonhos

Este vibrante espetáculo reúne vários personagens da tradição do mamulengo, como Dona Quitéria, João Redondo, Sargento Bitola, Boizinho Brincadeira, Cobra das Sete Luas e Benedito. A peça tem muitas brincadeiras, muita música, cirandas e histórias apaixonantes narradas com a maestria e o bom humor característicos do gênero. Sebastian Marques é ator, diretor de teatro, poeta, pesquisador da cultura popular e trabalha com teatro de rua desde 1991.

Espetáculo "Circus: A Nova Tournée" - Cia. Circo de Bonecos

“Circus: A Nova Tournée” é um espetáculo que recria o mundo maravilhoso do circo em quadros curtos e engraçados. Na montagem, a palavra falada é substituída pelo gesto do clown e pela trilha musical circense. O trabalho de manipulação seguro e preciso de Cláudio Saltini e Teka Queiroz faz com que os bonecos pareçam ganhar vida própria. Ganhador do Prêmio APCA, em 2000, como melhor espetáculo de animação, Circus é uma singela homenagem ao universo circense.

Espetáculo "Águas de L'Avar" - Teatro de La Plaza e Teatro Por Um Triz

Um grupo de cientistas-garimpeiros está à procura do vital elemento. Com seus instrumentos de pesquisa encontram um lençol freático, mas a água não serve para consumo... Finalmente a equipe descobre um encanamento desativado onde há o líquido vital! Com os canos e outros elementos hidráulicos constroem instrumentos musicais e formam uma banda. A chegada de um enorme personagem que acumula água para benefício próprio faz a ação desaguar em "O Avarento" de Molière. O espetáculo é resultado do Projeto Encanado, realizado pelo Programa de Fomento ao Teatro.

Espetáculo "O Diário Malassombrado" - Cia. Mevitevendo

Numa noite de lua cheia, dois curiosos encontram uma mala e dentro dela um diário. Mas este não é um diário qualquer: nele estão escritas memórias de assombrações. Ao lerem suas histórias, eles libertam a Mulher-Caveira, a Velha do Saco, o Homenzinho Terrível, a Grande Malvada e outros personagens de arrepiar! Entre sustos e risadas, estes estranhos visitantes mostrarão que podem não ser tão feios assim... Nem tão malvados.

Espetáculo "Tiringuito, Luisa e a Morte" - CaravanMaschera - Internazional Compagnia Minimalista di Teatro

Tiringuito é o servo de um burguês que mora em um castelo. Em um dia de festa, quando Tiringuito poderá finalmente comer polenta com salsicha, a Morte decide que é o seu dia de morrer. Tiringuito mostrará todas as peripécias de um verdadeiro brasileirinho para vencer a Morte e ficar com sua amada Luisa. Utilizando-se da técnica italiana de manipulação de Burattini, a Cia. CaravanMaschera conta esta história com o ritmo único desses bonecos de madeira, carregados de humor para toda a família.

 

Festival A Praça dos Bonecos

06 Out
a
01 Dez

  • Sáb 12/10
    • às 15:00
  • de 06/10 a 08/12
    • Domingos às 15:00

Parque Santa Amélia
Rua Timóteo Correia de Góes, 30 Parque Santa Amélia - Leste São Paulo - SP (11) 2963-3382
Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.