Japan House recebe exposição ‘Aromas e Sabores’

Mostra propõe um passeio sensorial e lúdico por cheiros e gostos típicos do Japão

Até 21 de outubro de 2018

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 10:00 às 22:00 Domingos das 10:00 às 18:00

Grátis

Site: japanhouse.se

Telefone: 031-711 11 04

Até 21 de outubro, a Japan House recebe a exposição “Aromas e Sabores”, com curadoria do gastrólogo Felipe Ribenboim e entrada Catraca Livre. A mostra, que tem visitação de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h, oferece ao público uma imersão na cultura japonesa por meio do paladar e do olfato.

A ideia é que os visitantes descubram as respostas para questões como: quais os sabores básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami) da culinária nipônica e como o corpo humano os identifica? De onde vem o sabor dos alimentos? Como o cheiro contribui na construção do sabor? Como se formam e como foram obtidos os aromas do perfume, desodorante, sabonete?

Para isso, a exposição está dividida em três etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Na instalação “Labirinto Olfativo versão 4 – Descobrindo as flores das cerejeiras”, por exemplo, a artista plástica Maki Ueda induz o público a percorrer um caminho guiado pelo cheiro e a encontrar o aroma das sakuras, árvores com flores de cerejeiras.

Já o paladar pode ser explorado com uma degustação cega de balas gelatinosas de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias. Ao final do percurso, o público estará familiarizado com odores e sabores presentes em comidas, bebidas, perfumes, odorizadores e incensos.

Criada pelo governo japonês, a Japan House é considerada um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura nipônica para a comunidade internacional. Trata-se de um lugar equilibrado, inovador e diferenciado que transmite hospitalidade, oferece lazer e tem o objetivo de se tornar parte ativa do cotidiano de diversas pessoas. Suas exposições são sempre surpreendentes e retratam o Japão do passado e do presente. Atualmente, além de São Paulo, a instituição está presente em Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Leia também: