A Mostra Todos os Gêneros, que acontece de 10 a 20 de maio no Itaú Cultural, neste ano discute temas ligados a HIV/Aids. O evento reúne em sua programação debates, palestras, shows, exibição de filmes e apresentações de teatro, dança e performance, sempre com entrada Catraca Livre.

Entre os destaques da artes cênicas estão a peça Desmesura, do grupo Kunyn, a partir da vida e obra do argentino Copi; e os musicais Lembro Todo Dia de Você, do Núcleo Experimental, sobre um jovem soropositivo e a convivência com o vírus, e L, O Musical, com Elisa Lucinda no elenco, que narra a história de amor entre três mulheres.

Confira a agenda de teatro, dança e performance:

  • Cura, com Micaela Cyrino
    Quinta-feira, 10, às 20h
    Duração: 20 minutos
    Classificação: 16 anos
    Saguão de entrada e Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Performance da artista visual, educadora e palestrante Micaela Cyrino, sobre corpos negros femininos e a epidemia de Aids. Micaela nasceu com HIV/Aids e desde a adolescência é engajada na defesa dos direitos das pessoas que vivem com o vírus.

Créditos: Giovana Cirne

'Lembro Todo Dia de Você'

  • Lembro Todo Dia de Você, do Núcleo Experimental
    Sexta, 11, e sábado, 12, às 20h
    Duração: 120 minutos
    Classificação indicativa: 16 anos
    Sala Itaú Cultural (224 lugares)

O texto, letras e direção musical são de Fernanda Maia e a direção geral de Zé Henrique de Paula. A peça conta a saga de um jovem que se descobre soropositivo aos 20 anos e tenta entrar em contato com o seu ex-namorado, que contraiu HIV por meio da relação sexual com ele. Começa aí um longo processo para aprender a conviver com o vírus.

Créditos: Divulgação

'Desmesura'

  • Desmesura, do Teatro Kunyn
    Domingo, 13, às 19h
    Duração: 60 minutos
    Classificação indicativa: 18 anos
    Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Baseada na obra e na vida do dramaturgo argentino Raul Taborda Damonte, Copi, que morreu em 1987 em decorrência da Aids. O espetáculo aborda os temas da soropositividade e da transexualidade, em uma trama na qual Copi está morrendo e seus delírios o levam a confrontar o tempo em que viveu com o atual.

  • O Bebê de Tarlatana Rosa, do grupo Rainho Kong
    Quarta-feira, 16, às 20h
    Duração: 50 minutos
    Classificação indicativa: 16 Anos
    Sala Multiúso (60 lugares)

A partir de conto homônimo do jornalista carioca João do Rio. A peça traz narrativas da obra original do dramaturgo levanta a discussão sobre questões de gênero e sexualidade.

  • Sangue, de Flip Couto
    Quinta-feira, 17, às 19h
    Duração: 30 minutos
    Classificação indicativa: 18 anos
    Sala Multiúso (100 lugares)

Espetáculo de dança criado em 2009, quando o artista descobriu que teria de viver com o vírus HIV. No trabalho, ele faz uma analogia direta à circulação das vivências familiares conscientes e inconscientes.

Créditos: Patrícia Lino/Divulgação

'L, o Musical'

  • L, O Musical
    Sábado, 19, e domingo, 20, às 19h
    Duração: 110 minutos
    Classificação indicativa: 16 anos
    Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Com Elisa Lucinda, Luísa Caetano, Gabriela Correa, Tainá Baldez e Luiza Guimarães, conta a história de um triângulo amoroso formado por mulheres. O musical tem trilha sonora composta por canções femininas da MPB. No dia 20, às 15h, antes da apresentação, o diretor Sérgio Maggio e o elenco participam do Encontro com o Espectador, realizado pelo Itaú Cultural e o site Teatrojornal, com medição do crítico Kil Abreu.

Imagem Autor

A SP Escola de Teatro é um equipamento cultural da Secretaria do Estado da Cultura e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

+ posts do autor

Mostra Todos os Gêneros

10 Mai
a
20 Mai

Diariamente de 10 (Qui) a 20/05 (Dom) das 20:00 às 22:00 

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 Bela Vista - Centro São Paulo - SP (11) 2168-1700
Estação Brigadeiro (Metrô - Linha 2 Verde)
Catraca Livre
Ingressos distribuídos 2 horas antes para público não preferencial e 1 hora antes para preferencial | Todas as apresentações têm tradução em Libras | A programação completa está disponível no site do Itaú Cultural.