Mostra gratuita de cinema uruguaio toma conta da Avenida Paulista

Promovida em parceria com o Consulado Geral do Uruguai, o Instituto Cervantes recebe a Mostra de Cinema Uruguaio, com cincos importantes filmes produzidos no país nos últimos anos, em sessões sempre às 19h, com entrada Catraca Livre. Os ingressos começam a ser distribuídos 1 hora antes do início da exibição.

O evento acontece de 21 a 25 de agosto e promete levar pra a Avenida Paulista todo charme, delicadeza e humor das produções de nosso vizinho.

Entre os destaques da programação, estão os longas do diretor César Charlone, uruguaio radicado no Brasil que atuou em filmes como “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio sobre a Cegueira”, que abre e encerra a mostra com bate-papos após a exibição de seus filmes.

Confira a programação da Mostra de Cinema Uruguaio:

  • 21 de agosto

“O Banheiro do Papa”
Direção: César Charlone e Enrique Fernández (2007)

Filmado em 2007, o longa relata o agitado cotidiano de uma cidade fronteiriça entre Brasil e Uruguai ao receber a visita do Papa. No decorrer da trama, se desenrola uma série de anedotas da população que vê a possibilidade de faturar com o importante evento. A exibição conta com a presença do diretor.

  • 22 de agosto

“Rambleras”
Direção: Daniela Speranza (2014)

Lançada em 2013, a produção mostra como três mulheres de gerações e condições sociais diferentes podem aprender umas com as outras.

  • 23 de agosto

“Mau Dia para Pescar”
Direção: Alvaro Brechner (2009)

O primeiro longa-metragem do diretor foi exibido em diversos festivais, como o de Cannes. O filme conta a história de um campeão de luta livre, que, junto a seu empresário, realizam exibições clandestinas do esporte em pequenas cidades.

  • 24 de agosto

“Os modernos”
Direção: Mauro Sarser (2016)

A comédia dramática é protagonizada pelo próprio Sarser, e conta os dilemas da vida moderna de seis trintões que devem escolher entre ser pais, realizar-se profissionalmente ou sexualmente.

  • 25 de agosto

“Artigas, La Redota”
Direção: César Charlone (2011)

O filme retrata uma história passada em 1884, quando o governo uruguaio encomenda um retrato do libertador José Artigas, que liderou um exército popular no interior do país. O artista escolhido faz uso de um esboço de 1811, feito pelo espião espanhol Guzmán Larra. Setenta anos antes, Larra havia sido contratado para acabar com a vida de Artigas e acabou testemunhando os anseios de seus oito mil companheiros. A exibição conta com a presença do diretor.


Mais cinema na faixa: