6 peças teatrais gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Por: Oficinas Culturais

A Oficina Cultural Oswald de Andrade abre suas portas para o público apreciar seis novas peças de teatro que ficam em cartaz durante os meses de abril e maio. Cárcere, Adoráveis criaturas repulsivas, Muro, Os Famintos, Sutura e À Espera tratam de temas como força de trabalho, aprisionamento, periferia, função do artista, relacionamentos amorosos e esperança.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria da unidade uma hora antes de cada espetáculo.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Créditos: Marcia Alves
Oficina Cultural Oswald de Andrade

O grande destaque da temporada de apresentações na Oficina é a peça Cárcere, que já rodou pelo mundo e será encenada no espaço. Com direção e atuação de Vinícius Piedade, o espetáculo narra sete dias da vida de um pianista em cárcere – privado de sua liberdade e de seu piano –, que será refém em uma rebelião. O pianista vive em ritmo de contagem regressiva, e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas em um diário que começa na segunda-feira e termina no domingo, no ápice da rebelião. A apresentação, destinada aos maiores de 14 anos, será no dia 28 de maio, segunda-feira, às 20h.

No espetáculo Muro, do Coletivo Favela em Cena, dois pichadores contam histórias de diversos personagens da periferia. As narrativas são o fio condutor para o mergulho na atmosfera das favelas e suas desventuras. Bom humor e poesia são embalados por uma discotecagem ao vivo. As apresentações, que são para maiores de 16 anos, vão até 8 de maio, às segundas e terças-feiras, às 20h – exceto dias 30 de abril (19h) e 1º de maio (18h).

Em Adoráveis criaturas repulsivas o público é convidado a se aventurar em um circo decadente, cujo dono quer dedetizar o espaço, mas não pode, porque suas únicas atrações são insetos submetidos a precárias relações de trabalho. Ameaças e assédio moral são constantes, e as cenas são intercaladas com a história de um palhaço desempregado. Os números circenses dos insetos são em forma de canções interpretadas por uma banda que também é explorada. O público maior de 14 anos pode assistir à peça de 1º a 23 de maio, às terças e quartas-feiras, às 20h – no dia 1º a sessão ocorre às 18h.

O espetáculo Os Famintos traz um grande questionamento: qual a função do artista na atualidade? Uma mulher artista sofre uma crise criativa, que a leva a refletir sobre a complexidade da relação com o outro na sociedade capitalista e neoliberal e a contestar a epistemologia eurocêntrica (teoria do conhecimento europeia). A peça distorce o conceito de antropofagia (que pelos olhos do colonizador é sempre algo selvagem e inferior) e faz com que a epifania atingida pela protagonista seja alcançada pelo corpo, e não pela mente, como preveem o Iluminismo e o pensamento cartesiano. As apresentações, destinadas aos maiores de 14 anos, vão de 20 a 28 de abril, às sextas-feiras (20h) e aos sábados (18h).

Confira a programação completa de espetáculos que acontecem na Oficina Cultural Oswald de Andrade:

Muro
Segundas e terças-feiras, até 8 de maio – às 20h, exceto dias 30/4 (19h) e 1/5 (18h)
Faixa etária: 16 anos

Os Famintos
Sextas-feiras e sábados, de 20 a 28 de abril – respectivamente às 20h e às 18h
Faixa etária: 14 anos

Adoráveis criaturas repulsivas
Terças e quartas-feiras, de 1º a 23 de abril – às 20h. No dia 1/5 a sessão é às 18h
Faixa etária: 14 anos

Sutura
Segundas, quintas e sextas-feiras, e sábados – de 3 a 25 de maio – respectivamente às 20h e às 18h
Faixa etária: 18 anos

À Espera
Quintas e sextas-feiras, e sábados – de 11 de maio a 7 julho – respectivamente às 20h, às 16h e às 18h
Faixa etária: 18 anos

Cárcere
Segunda-feira, 28 de maio – às 20h
Faixa etária: 14 anos


  • Curta SP: