Performers transportam sons em caixas de papelão no Sesc Pompeia

Quem pensa que os espetáculos do Sesc Pompeia acontecem apenas na Comedoria e no Teatro se engana: nos próximos finais de semana, a área de convivência recebe a performance “Montagem“, que promove reflexão sobre como transportar música de um lugar a outro por meio de coreografia sonora com caixas de papelão.

As apresentações acontecem às sextas e sábados, às 20h30, entre os dias 11 e 26 de agosto. A entrada é Catraca Livre.

O quadrado, cenário da performance, serve de trajeto principal para “Montagem” e faz referência a “Square Dance”, do artista Bruce Nauman. Percorrendo os lados deste quadrado, quatro performers (chamadas, aqui, de movers) transportam caixas de papelão, onde um sistema falante-bateria-fonte sonora foi instalado. Cada caixa carrega uma informação musical. O movimento de cada performer, percorrendo o perímetro do quadrado, determina arranjos musicais e estruturas coreográficas.

O público é instalado dentro e fora desse quadrado de modo que a coreografia e a música acontecem entre os espectadores e, assim, percebidas de forma diferente – de acordo com a posição de cada um.

A experiência de espacialização do movimento e do som é levada a uma radicalidade visível e sensível. A geometria do quadrado faz eco com as paredes da sala e com a estrutura arquitetônica do lugar e pode ser vista repetida em linhas, objetos, gestos, trajetória e ritmo, além de poder ser interrompida por algum evento selvagem, orgânico, impreciso, por descontinuidades entre imagem-som.


Mais SP: