Produções latino-americanas marcam mostra de cinema na Caixa Cultural

Caixa Cultural São Paulo recebe mostra de cinema gratuita com documentários sobre as ditaduras

Chamados “documentários performativos” por alguns teóricos, 17 filmes de Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai e Uruguai abordam a riqueza poética, a estética e a política na mostra de cinema Silêncios Históricos e Pessoais. A programação aborda as diversas ditaduras latino-americanas, além de outras temáticas, e acontece entre 26 de março e 6 de abril, de terça a domingo, sempre às 15h, na Caixa Cultural São Paulo. A entrada é Catraca Livre em todas as sessões.

Esta é a primeira edição do festival e explora o vasto território do documentário latino-americano do século 21. A mostra é uma oportunidade única para assistir conjuntamente a filmes que marcaram os caminhos mais provocativos do cinema da região na última década. A programação completa você vê no site.

Um dos destaques é a produção argentina “A Garota do Sul” que fala sobre o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, realizado na Coreia do Norte em 1989 e patrocinado pela antiga URSS.

O documentário retrata a história da sul-coreana Lim Sukyung, que dá a volta ao mundo para chegar ao norte do país dividido e espera voltar a Seul cruzando a pé a fronteira mais vigiada do globo.

Confira abaixo cenas de alguns filmes: