Santa Theresinha é tema da nova temporada de teatro na Casa das Rosas

A atriz Gabriela Cerqueira incorpora a dualidade da personagem em apresentação solo

Peça aborda relação entre razão e a fé.

Em janeiro, começa a temporada de teatro na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. A peça Theresinha ficará em cartaz sempre aos domingos, às 11h, de 26 de janeiro a 23 de fevereiro. A entrada é Catraca Livre.

Baseada nos escritos de Thérèse de Lisieux, a peça faz uma radiografia do dilema do homem moderno no conflito entre a razão e a fé. Essa que não privilegia a dimensão puramente religiosa, mas a dimensão humana dessa jovem mulher que no final do século XIX vivenciou as questões e contradições que marcariam o século XX e a pós-modernidade.

A atriz Gabriela Cerqueira, interpreta uma jovem atriz só, num palco vazio na contemporaneidade, ao mesmo tempo em que sua dualidade dialoga com o papel de uma jovem freira só, diante do vazio em 1897.

A peça busca a descoberta do que essas mulheres de diferentes épocas têm em comum, pois enquanto a freira escreve, a atriz representa, e dessa forma elas dialogam em diferentes tempos, para revelar os aspectos diversos e controvertidos da vida e obra de Thérèse de Lisieux, canonizada santa em 1925.

Helder Mariani assina a dramaturgia e encenação. O teatro tem 25 lugares e a classificação etária é acima de 12 anos.