Sesc Pinheiros recebe 1ª exposição de Chiharu Shiota na América Latina

Artista japonesa aposta em instalações de grandes proporções formadas por extensas tramas de fios e objetos cotidianos

Até 10 de janeiro, o Sesc Pinheiros recebe  a mostra “Chiharu Shiota – Em busca do destino”, primeira exibição na América Latina dos trabalhos de Chiharu Shiota, artista japonesa dedicada a instalações de grandes proporções formadas por extensas tramas de fios e objetos cotidianos. A entrada é Catraca Livre.

Com curadoria da historiadora de arte Tereza de Arruda, a mostra abriga três obras que traçam um percurso expositivo continuado em diferentes espaços da unidade e discutem questões como memórias e trajetórias.

Uma delas, denominada “Além dos continentes”, fica localizada na faixada do Sesc, podendo ser vista por qualquer pessoa, dentro ou fora da unidade. Essa instalação que representa a trajetória da vida é formada por 300 pares de sapatos doados pelo público, suspensos em fios de lã vermelhos e alinhados na mesma direção.

Para esta experiência, Chiharu, como costuma fazer em seus projetos mundo afora, convidou pessoas de todas as idades a doarem sapatos e cartas manuscritas com mensagens de agradecimento, somados a um acervo de malas garimpadas pela artista na Alemanha, onde vive desde 1996.