‘Sobre a Mulher Livre’ reúne colagens feministas três artistas

Até 11 de agosto de 2018

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

De terça a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 11h às 18h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Várias lutas do feminismo são abordadas na exposição coletiva “Sobre a Mulher Livre”, que ocupa a Galeria Recorte, na região do Baixo Augusta, entre 28 de junho e 11 de agosto. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 11h às 18h, com entrada grátis.

A mostra reúne obras inéditas da brasiliense Bárbara Scarambone, da curitibana Bruna Alcantara e da carioca Luiza de Alexandre, que têm em comum, além da temática feminista, o trabalho com colagem, associado a diferentes técnicas.

As imagens evocam temas como o machismo, o abandono, o racismo e a violência, tratados de diferentes maneiras, ora de forma mais política e explícita, ora mais leve, ora mais caótica.

Recém-chegada a São Paulo, a carioca Luiza de Alexandre mescla a colagem com texturas e cores para retratar mulheres negras. A autodidata já colaborou com outros artistas em laboratórios e teve suas colagens publicadas em editoriais de moda e comportamento.

Com uma mistura de colagem e bordados, Bruna Alcantara costuma representar mães solteiras em suas obras e criticar o machismo. O trabalho reflete diferentes momentos de sua vida, como a descoberta da gravidez não-planejada. Ela já participou de duas edições do Festival Feminista do Porto, em Portugal, onde estudou, e de várias mostras individuais em Curitiba, onde vive atualmente.

Já a autodidata Bárbara Scarambone Leal tem sua estética inspirada pelas cores e sons psicodélicos dos anos de 1960, pelo livre experimentalismo da geração Beat e pelo Surrealismo. Em seus trabalhos, faz colagens à mão com a técnica cut&paste associada à aquarela e a assemblagens com papéis rasgados. Ela já teve vários de seus trabalhos publicados em revistas e periódicos de artes plásticas.

  • Quer mais exposições? Dá só uma olhada: