Virada Cultural: Sesc chega com tudo em dois dias de atrações

Clique aqui e confirme presença no evento do Facebook

Nos dias 20 e 21 de maio, São Paulo de norte a sul é tomada pela extensa programação da Virada Cultural. Durante 24 horas, a cidade ferve com shows, teatro, cinema, intervenções e muito mais – tudo de graça. E é claro que as unidades do Sesc não poderiam ficar de fora: ao todo, 15 espaços participam recebendo atrações com entrada Catraca Livre.

*Lembre-se que quando as apresentações acontecem dentro dos teatros das unidades, é necessário retirar os ingressos nas bilheterias a partir das 16h do sábado, 20 de maio.

Arnaldo Antunes, Gaby Amarantos e Pato Fu são alguns dos destaques das unidades do Sesc na Virada Cultural
Arnaldo Antunes, Gaby Amarantos e Pato Fu são alguns dos destaques das unidades do Sesc na Virada Cultural

Alguns dos destaques são: Vila Mariana, que faz um passeio pelas décadas de 1920 a 1960; Belenzinho, que tem programação dedicada à cultura japonesa; Itaquera, com um monte de atividades voltadas para o público infantil, e os tradicionais Pompeia e Pinheiros, com shows imperdíveis. Para ver a lista completa, clique aqui.

Confira os destaques de algumas unidades do Sesc durante a Virada Cultural:

Sesc Vila Mariana

  • Orkestra Bandida
    Dia 20 de maio, sábado, às 18 horas
    Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 lugares)

A Orquestra Bandida é um grupo ligado à Fundação Tarab, formado por músicos multi-instrumentistas, estudiosos e pesquisadores de música oriental, especialmente o Fasil, um estilo centenário desenvolvido pelos ciganos do oriente nas boates, cabarés e festas.

  • Cabaré Três Vinténs
    Dia 20 de maio, sábado, às 20 horas
    Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 lugares)

Influenciado pelas trupes itinerantes de todo o mundo, o grupo tem um papel importante no cenário independente de SP, levando ao público seu Jazz cigano, acrobatas, malabaristas e dançarinos de Lindy Hop.

  • André Frateschi & Miranda Kassin cantam David Bowie e Amy Winehouse
    Dia 20 de maio, sábado, às 20h30
    Local: Teatro (capacidade: 620 lugares)
    Para participar, basta retirar os ingressos nas bilheterias do Sesc SP a partir das 16h

Dois artistas britânicos que influenciaram gerações e tocaram os ouvidos e corações de milhões de fãs pelo mundo. O show é um encontro celestial desses dois ícones a partir de uma formação inédita. Um show com suas canções inesquecíveis e inspirado pelo espírito ousado e criativo.

  • Vitrola Vintage com Gé Rodrigues e DJ Maia
    Dia 20 de maio, sábado, às 21 horas
    Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 lugares)

Atuante nome no cenário indie paulistano discotecando em festas e casas alternativas de São Paulo, este encontro tem como proposição trazer ao público o melhor da referência vintage, retrô e oitentista. Com muito vinil e descontração, os DJs trarão em sua playlist sons de todas as décadas.

  • Vanguart Toca Bob Dylan
    Dia 20 de maio, sábado, às 23 horas
    Local: Teatro (capacidade: 620 lugares)
    Para participar, basta retirar os ingressos nas bilheterias do Sesc SP a partir das 16h

Projeto da banda cuiabana Vanguart que homenageia o músico Bob Dylan, apresentando músicas que abrangem o período de 1962 a 1976

  • Mustaches & Os Apaches
    Dia 21 de maio, domingo, às 14 horas
    Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 lugares)

A banda prepara um espetáculo diferente, com um toque retrô e vintage. Com seis anos de estrada, o grupo reúne em uma única apresentação os sucessos antigos e os novos e convida o público a celebrar duas etapas da carreira: os shows de rua e os de palco.

  • Tigres Tristes convidam Mônica Marianno
    Dia 21 de maio, domingo, às 16h30
    Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 lugares)

Tigres Tristes é um projeto de jazz manouche, também conhecido como gypsy jazz ou jazz cigano, idealizado por Flávio Nunes e Bruno Panichi, que celebra a existência deste estilo peculiar de jazz que sacudiu a boemia de Paris na década de 1930. Em um show especialmente pensado como uma homenagem à música das décadas de 60, 70, 80 e 90, os Tigres Tristes convidam a cantora e atriz Mônica Marianno, uma “crooner”, que cria números musicais pitorescos como “cantatriz”.

  • Thiago Pethit canta Velvet Underground & Nico
    Dia 21 de maio, domingo, às 17h30
    Local: Teatro (capacidade: 620 lugares)
    Para participar, basta retirar os ingressos nas bilheterias do Sesc SP a partir das 16h

Em comemoração aos 50 anos do primeiro disco da banda encabeçada por Lou Reed, o cantor Thiago Pethit apresenta o show Pethit Canta Velvet Underground & Nico, acompanhado de seus músicos e apresentando os grandes sucessos deste e de outros discos do Velvet e de Reed.

E MAIS: patins vintage de quatro rodas; feira vintage com moda e acessórios das décadas de 1920 a 1960; concurso de moustaches e pin-ups; espetáculo infantil “Jardim do Imperador”.

Sesc Pinheiros

  • Sábado, dia 20 de maio

10h30 às 23h59 artes visuais TODO PODER AO POVO! EMORY DOUGLAS E OS PANTERAS NEGRAS |Espaço Expositivo – 2º andar

18h teatro CABARÉ DE GALA | Praça

19h às 19h15 artes visuais MAPPING – DANÇA TEMPO MOVIMENTO|Fachada do Sesc Pinheiros

19h15 música FANTA KONATÊ E TROUPE DJEMBEDON| Praça

20h30 teatro A DOMADORA |Auditório

20h30 dança JAM 2MM | Praça

21h teatro UBU REI | Teatro Paulo Autran

21h30 música ABAYOMY  | Praça

23h às 23h30 artes visuais MAPPING – DANÇA TEMPO MOVIMENTO |Fachada do Sesc Pinheiros

23h30 música  CRACA, DANI NEGA E O DISPOSITIVO TRALHA | Praça

  • Domingo, dia 21 de maio

10h30 às 18h30 artes visuais TODO PODER AO POVO! EMORY DOUGLAS E OS PANTERAS NEGRAS |Espaço Expositivo – 2º andar

11h às 12h artes visuais VISITAS MEDIADAS A EXPOSIÇÃO TODO PODER AO POVO! EMORY DOUGLAS E OS PANTERAS NEGRAS |Espaço Expositivo – 2º andar

12h música FLAMINGO DEL FUEGO TRIO  | Praça

13h30 música GAROA DO RECÔNCAVO   | Praça

14h às 17h artes visuais NOÇÕES BÁSICAS DE CUSTOMIZAÇÃO DE SHAPES DE SKATE E/OU CAPACETES| Sala de Oficinas -2º andar

14h às 16h artes visuais LAMBE-LAMBE PARA CRIANÇAS: A ARTE URBANA COMO EXPRESSÃO POÉTICA DO ESPAÇO PÚBLICO| Sala de Oficinas – 2º andar

14h30 música HÖRÖYÁ  | Praça

15h teatro crianças FIM? |Auditório

16h Música BLOCO ILÚ OBA DE MIN  | Praça

17h teatro crianças FIM? |Auditório

17h às 18h artes visuais VISITAS MEDIADAS A EXPOSIÇÃO TODO PODER AO POVO! EMORY DOUGLAS E OS PANTERAS NEGRAS  |Espaço Expositivo – 2º andar

18h teatro UBU REI | Teatro Paulo Autran

Sesc Pompeia

  • Graforreia Xilarmônica
    Local: comedoria
    20 de maio às 21h30

Responsáveis por duas fitas magnéticas clássicas do período – “Com Amor, Muito Carinho” (1988) e “The Best of Graforréia Xilarmônica” (1994) –, a Graforréia assinou contrato com o selo Banguela Records que, em 1995, lançou o disco de estreia do grupo, “Coisa de Louco II”, que traz alguns clássicos do cancioneiro gaúcho como “Amigo Punk” (regravada por Wander Wildner) e “Nunca Diga” (regravada pelo Pato Fu – os mineiros também gravaram “Eu”, do segundo disco da Graforréia, que se tornou um grande sucesso radiofônico).

  • Pato Fu
    Local: comedoria
    21 de maio às 0h30

Uma das principais bandas do rock nacional surgida nos anos 90, o Pato Fu  também gravou uma fita magnética, a “Pato Fu Demo” (1992), registrada no quarto de ensaio da casa dos pais do guitarrista John Ulhoa.

  • Pato Fu e Autoramas
    Local: comedoria
    21 de maio às 18h

Hoje o Autoramas está prestes a completar 20 anos de carreira com 7 discos e turnês elogiadas ao redor do mundo. Uma das principais bandas do rock nacional surgida nos anos 90, o Pato Fu também estreou com uma fita magnética, a “Pato Fu Demo” (1992), registrada no quarto de ensaio da casa dos pais do guitarrista John Ulhoa.

  • Clássicos das Batalhas – Desafio dos Loko e do Santa Cruz
    Local: deck
    20 de maio, às 18h

Os clássicos da Batalha dos Loko e da Batalha do Santa Cruz  se enfrentam em freestyle. Entre os rounds os coletivos apresentam os pocket shows de Bia Doxum & OSDADIIVA e do TheAfrika Kidz.

  • Explosões Invisíveis 
    Local: Rua Central e Deck
    20 de maio, das 21h à 1h; 21 de maio, das 14h às 18h

Cenas que trabalham dentro da lógica do Teatro Invisível, em que o espectador não está consciente que se encontra diante de uma cena, e que evoluem para uma tensão absoluta. São situações em que a plateia está implicada e que começam a surgir de maneira espontânea, com linguagem ácida, que explodem em coreografias que tomarão conta do espaço. As referências musicais são conhecidas do publico com ênfase na década de 90. Músicas presentes em trilhas de filmes de Tarantino, Spice Girls, Raimundos, entre outros.

  • João o Alfaiate – Um herói inusitado
    Local: Teatro
    21 de maio, às 12h

O Centro Teatral Etc. e Tal apresenta o espetáculo infantil “João o Alfaiate – Um herói inusitado”. Na história, um pequeno alfaiate esbraveja para o mundo sua valentia ao matar sete insetos pousados em sua refeição, num reino onde seres fantásticos apavoram a Vila Central.

E mais: criação de uma obra mural ao vivo por artistas referência na arte urbana brasileira, com atuação marcante nos anos 1990: Rui Amaral e Ciro Cozzolino.

Sesc Ipiranga

  • Arnaldo Antunes, Chico Salém e André Lima – A Casa é Sua
    Local: quintal
    20 de maio, às 22h30

Em “A Casa é Sua”, o trio formado por Arnaldo Antunes (voz), Chico Salém (violão) e André Lima (sanfona) contempla os grandes sucessos da carreira do cantor e compositor Arnaldo Antunes em show no formato acústico.

  • Trovadores do Miocárdio
    Local: quintal
    20 de maio, às 18h

Os artistas Fausto Fawcett, Mário Bortolotto, Junio Barreto, Rodrigo Carneiro, Rodrigo Brandão, Carolina Mainerz e Eduardo Beu formam um time completo em versão especial e estendida dos Trovadores do Miocárdio para um show em formato de epopeia crônica-musical. A apresentação conta com músicas e personagens novos: foras da lei, beduínos do agreste, marginais do asfalto da pior estirpe, nômades-highlanders, todos em fugas melodramáticas de suas paixões suicidas ou re-encontrando seus enroscos amorosos.

  • Do Barro de Manoel
    Local: diversos espaços da unidade
    20 de maio às 18h, 19h e 20h

A companhia Teatro de Senhoritas incorpora figuras do universo poético de Manoel de Barros na intervenção Do Barro de Manoel, que percorre os arredores do Sesc Ipiranga no formato de cortejo com música e atores.

  • Zápoeta
    Local: auditório
    20 de maio, das 19h30 às 21h

Poetas e músicos de diversas escolas e frentes se reúnem no show Zápoeta para declamar poemas e improvisar sons em jams. A apresentação conta com Bruna Beber, Joca Reiners Terron, Bruno Brum, Marília Garcia, Rubem da Cunha Rocha, Guilherme Valério, Lu Lima, Mário Cappi, Mica Farina, Alice Sant´Anna e José Barrichello.

Sesc Itaquera

  • Baile do Biló – Recordar é Viver
    20 de maio, das 17h às 19h
    Local: Praça de Eventos

Representante dos tradicionais bailes da Zona Leste, Biló foi mestre de bateria da Flor Azul dos Marujos, escola de samba que por muito tempo foi reduto da diversão e do bom samba.

  • Margareth Menezes, Sandra de Sá e Simoninha – Baile do Bem – Homenagem a Jorge Ben Jor e Tim Maia
    20 de maio, das 21h às 22h30
    Local: Palco da Orquestra Mágica

O show Baile do Bem presta uma justa homenagem a Jorge Ben Jor e Tim Maia, responsáveis por unir o Samba Rock com a Soul Music e influenciar toda uma geração de artistas. Sob o comando de Margareth Menezes, Sandra de Sá e Simoninha, o baile apresenta grandes sucessos da carreira de Tim e Ben Jor, ícones atemporais da música brasileira.

  • Feira de Discos de Vinil
    20 de maio, das 17h às 21h
    Local: Praça de Eventos

Espaço aberto para a troca de ideias, experiências, saberes e bolachas! A feira contará com a presença das lojas da Zona Leste Gringo’s Record, Promo Only Djs, Sebo da Mooca e Casarão do Vinil, que disponibilizarão seu acervo para venda durante o evento.

  • Espetáculo de dança  – Mané Boneco – Com Zumb.boys
    21 de maio, das 14h às 15h
    Local: praça de eventos

Inspirado no boneco brasileiro “Mané gostoso”, facilmente encontrado nas feiras nordestinas, a intervenção de dança trabalha os giros, idas e vindas desse brinquedo, feito de madeira com pernas e braços articulados, e movimentados por cordões.

E mais: intervenção luminosa de origamis no lago, flash mob, oficinas, exposições e feira de livros.

Sesc Santana

  • Gaby Amarantos convida Felix Robatto
    20 e 21 de maio, sábado, às 19h, e domingo, às 16h
    Local: Solário

Junto a Felix Robatto, Gaby Amarantos apresenta “ParáCaribeBrasil”, show desenvolvido especialmente para a Virada. Mergulhando nas frequências caribenhas que chegavam nas periferias de Belém do Pará, Gaby traz uma explosão de ritmos paraenses, latinos e amazonidas. Cumbias, carimbós, lambadas, guitarradas, tecno bregas, bachatas, reggaetons e bangues compõem o repertório.

  • Homenagem ao Soul – Frã Finamore
    20 de maio, sábado, às 19h15, às 20h45 e às 22h15
    Local: deck de entrada

Frã Finamore apresenta seleção de clássicos da soul music, com releituras de artistas consagrados como James Brown, Marvin Gaye, Ray Charles entre outros compositores. O repertório também é composto por representantes nacionais do estilo, como Cassiano e Tim Maia, além de algumas canções autorais do artista.

  • Ocupação Rio Diversidade
    20 de maio, sábado, às 21h
    Local: Teatro

Indicada ao prêmio Shell, a montagem é composta por quatro peças curtas que abordam a diversidade sexual e de gênero, colocando em pauta o espaço para criações com temáticas LGBT no meio cênico. O Rio de Janeiro tem o título de uma das “dez cidades mais gay friendly” do mundo. No entanto, a produção cênica, é totalmente dominada por narrativas e protagonistas heterossexuais. Desta maneira, com idealização de Marcia Zanelatto, a “Ocupação Rio Diversidade” surge como fomentadora dessa produção.

  • Birutas Dance Ensemble ou Balé de Bonecão
    20 de maio, sábado, às 18h, às 19h45, às 21h e às 22h45
    Local: Área de convivência

Em um híbrido entre dança e performance, a dupla de artistas Sueena apresenta a estreia mundial de uma coreografia executada por 20 birutas (grandes bonecos de tecido movidos a ar controlado). Com trilha sonora original e controle dos “bailarinos” por meio de uma plataforma eletrônica, serão explorados diversos movimentos da dança em diferentes formações, em solos, duos, trios, quartetos, quintetos e conjuntos.

E mais: teatro infantil com a peça “Sobre o Voo” e os números circenses “A Cabine”, do Núcleo Desastre, e “Uma Faxina Mágica – Doug Style”.

[tab:END]

Mais Virada: