Essa semana, além eventos especiais em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, vai rolar muita poesia e música nas quebradas da Grande São Paulo. Por isso, a Mural - Agência de Jornalismo das Periferias separou 13 eventos gratuitos ou bem baratinhos para você colar, levar os amigos e a família. Confere ai:

  • Zona Leste

1º Encontro de Saraus da ZL
Amanhã, 25, no Jardim Vera Cruz, na zona leste, vai rolar o primeiro encontro de Saraus da região, ali na Casa de Cultura São Rafael. Diversos coletivos e Saraus independentes irão participar da celebração, entre eles Sarau da Resistência Preta, Sarau do Seu Camilo, Sarau do Vale, entre outros. Vale a pena conferir, a entrada é gratuita!

Roda de Samba do Instituto
São Mateus também vai comemorar o aniversário de São Paulo, e vai ser com muito Samba! Amanhã, 25, a partir das 12h, no Instituto Cultural de Tradição e Memória do Samba de São Mateus. Além disso, vai rolar roda de choro, almoço e espaço pra criançada se divertir.

Primeiro Sarau Tortina 
No sábado, 27, a partir das 18h, vai rolar o primeiro Sarau Tortina com a presença de Andirá, João Perreka e os Alambiques, Barreto e Victor Cali. Além disso, ainda acontece o lançamento do livro “Cosmos no Casulo”, da escritora Letícia Pierre. Tudo isso na faixa! A Tortina ainda vende diversos hambúrgueres artesanais deliciosos para você saborear.

  • Zona Oeste

Black Poetry: Negritude Poética e Outras Consciências
Anota na agenda, no sábado, 27, vai rolar o Black Poetry, um dos espetáculos de spoken poetry, do projeto Électricité, onde a performance literária e a interferência de vídeos pulsam no compasso rítmico do soul, african-folk, spiritual jazz, cantiga de orixás e outras diásporas afrodescendentes. A entrada é gratuita!

Forró da Primavera - Domingo na Casa
Chama aquele amigo que gosta de um bom forrozinho e leva ele para Pirituba, porque no domingo, 28, vai rolar muito arrasta pé, na Casa da Árvore. Nanda Guedes, Zizi Campanha e Fernando Pedpexe preparam uma festa daquelas para você aproveitar. A entrada sai bem baratinha (R$ 7) e ainda dá para provar hambúrgueres e sobremesas no local.

  • Zona Norte

Oniri Ubuntu - Tempo de Sonho
Entrelaçando imagens de momentos históricos distintos, a peça Oniri Ubuntu - Tempo de Sonho realiza uma montagem alquímica, mostrando que nossos ancestrais estão vivos em nosso corpo e nos falam sobre a possibilidade de um outro destino à nossa pele de terra. O espetáculo é gratuito!

  • Zona Sul

Slam das Minas - Poesia e literatura
Nessa quinta-feira, 25, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara, vai rolar o Slam das Minas, com muita poesia de peso e microfone aberto. Quer saber mais? Então dá o play no vídeo da nossa live e confere o que as convidadas da semana falaram sobre o evento.

Aniversário de São Paulo no Centro Cultural Grajaú
A cidade de São Paulo comemora 464 anos no dia 25 de janeiro e o Centro Cultural Grajaú recebe nesse dia uma programação especial de shows e atividades gratuitas. Apresentações circenses, como o Estupendo Circo di SóLadies e o Dr. Friky, garantem a diversão de toda a família. Além disso, ainda rola shows com Rael, Denise Alves e o grupo Uterço.

Sarau do 22 + Expo de Fotos
Sabe aquela poesia que você tem guardada na gaveta e que sempre quis mostrar para outras pessoas? Então, pegue ela vá participar da primeira edição do ano do Sarau do 22, no sábado, 27, ali no Capão Redondo. Além do sarau, vai rolar também uma exposição de fotógrafos independentes, brechó e muito mais, tudo com a entrada gratuita.

Show acústico Gunnar Vargas
No sábado, 27, o cantor Gunnar Vargas divide o palco com Sandro Lima na guitarra e Carlinhos Creck no baixo, e toca suas composições mais recentes como "Apague a Lua", "Vacilo", "Além de Mim" (parceria com Bia Pankararu) entre outras. A entrada é gratuita e a classificação livre. Eventão para toda a família.

  • Grande São Paulo

Show de Lançamento do álbum Versatividade de Gustrago
A galera de Guarulhos não pode perder! Nessa quinta-feira, 25, o rapper Gustrago lança seu primeiro CD, o Versatividade, em um show gratuito no Teatro Adamastor, a partir das 20h. A abertura das atividades fica por conta do Projeto Preto.

Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro
Fãs de Belchior, esse rolê é para vocês! Na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, o cantor e compositor Clayton Belchior interpreta as canções mais amadas do ícone da música brasileira, no Casarão da Mariquinha, em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo. A entrada é bem baratinha (R$ 10) e vale a pena convidar os amigos para curtir e relembrar belas canções.

Sarau na Praça: Especial 2 anos
Quem curte sarau não pode ficar de fora! Comemorando dois ano, o Sarau na Praça, de Cotia, vai rolar nesse sábado, 27, a partir das 15h, na Praça Joaquim Nunes. Com a presença confirmada da rapper e atriz Amanda NegraSim, Junior Durães, Inaba e outros nomes de peso. Ainda rola microfone aberto para quem quiser colar e mostrar sua poesia ou até mesmo cantar.

E você, tem algum evento bacana na sua quebrada para nos indicar? Envie para: [email protected]

Imagem Autor

A primeira agência de notícias, informação e inteligência sobre as periferias e feita pelas periferias de São Paulo.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.