Debate sobre as transformações na mídia digital

Fórum reúne especialistas brasileiros e internacionais, entre eles Stephen Engelberg, do Pro Publica, primeiro portal de notícias a vencer um Prêmio Pulitzer, que abre o evento em sessão para convidados. O evento acontece entre os dias 22 a 24 no Instituto Itaú Cultural, trata-se da quinta edição do “MediaOn – Seminário Internacional de Jornalismo Online”.

Em pauta estão as mudanças do ciclo da notícia, o papel transformador das redes sociais na cobertura midiática de 2011, a revolução digital na indústria cultural e os impactos que gerou na produção e distribuição de conteúdo criativo.

Além Stephen Engelberg,  entre os especialistas convidados destacam-se Meg Pickard, diretora de Estratégias para Mídias Sociais (Digital Engagement) no grupo britânico Guardian News & Media, onde é responsável pelo desenvolvimento de novas estratégias de redes sociais e experiências interativas. Entre os brasileiros, Ricardo Sangion, gerente de expansão do Facebook, responsável pelo desenvolvimento de negócios e a gerência do produto no Brasil, Mino Carta, diretor de Redação da Carta Capital, Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R, Fabio Altman, editor-executivo da revista VEJA, entre outros.

Todas as sessões têm transmissão ao vivo pelo site www.mediaon.com.br, criado especialmente para as atividades do fórum, e por meio de redes sociais como o Twitter e Facebook.

A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Alunos e professores de cursos de comunicação de todo o Brasil podem se reunir para assistir às transmissões – se o coordenador se responsabilizar por uma lista de presença, 75% de participação dá direito a certificação digital.

Programação:

Dia 22

Das 20h30 às 22h30

Abertura / Super Sessão (somente para convidados)

Yes, wecan

O jornalismo de caráter público conquista espaço com a Internet. Quais os impactos na forma de produzir notícias?

Como funciona o ProPublica, a redação independente que produz jornalismo investigativo e tornou-se o primeiro portal de notícias da internet a vencer um Prêmio Pulitzer.

Com Stephen Engelberg, editor-executivo do ProPublica

Mediação de Fernando Rodrigues, colunista na sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, também assina uma página de política no UOL

Dia 23

Painel 1

Abertura / Super Sessão

Das 9h30 às 11h

Como o universo digital transformou o ciclo da notícia e o que você pode fazer sobre isso

Com Meg Pickard, diretora de Estratégias para Mídias Sociais (Digital Engagement) no grupo Guardian News & Media.

Mediação de Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R

Painel 2

Das 11h30 às 13h

Mapa do novo consumo de mídia no Brasil: Quem são, como consomem, quais as tendências

Com o crescimento do poder aquisitivo das classes C e D, o consumo de mídia online está mudando de perfil e adquirindo novas formas.

Com Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, e Alex Banks, diretor-executivo do Brasil e vice-presidente para América Latina da comScoreInc

Mediação de Marcelo Coutinho, diretor de Inteligência de Mercado para América Latina do Terra e professor de Estratégia e Comunicação na Fundação Getúlio Vargas

Painel 3

Das 15h30 às 17hs

Redes Sociais, os novos atores que transformam o ciclo da notícia

Como as plataformas de redes sociais se transformam em ferramentas fundamentais para pesquisa, produção e distribuição de notícias

Com Ricardo Sangion, gerente de expansão do Facebook, responsável pelo desenvolvimento de negócios e a gerência do produto no Brasil.

Mediação de Alexandre Matias, editor do Link, o caderno de tecnologia e cultura digital do jornal O Estado de S. Paulo

Painel 4

Das 17h30 às 19h

A música além da mídia

Músicos, produtores e jornalistas debatem a revolução digital na indústria cultural, os efeitos na criação, produção e distribuição, e os reflexos no diálogo com a mídia e público

Com Sergio Martins, crítico de música da revista Veja ,Marcos Maynard, músico, advogado e administrador de empresas, Cláudio Prado, um dos fundadores da Casa da Cultura Digital, em São Paulo, e presidente da ONG Laboratório Brasileiro de Cultura Digita e Tata Aeroplano, músico, compositor, DJ e agitador cultural da cena musical paulista

Mediação de Andre Jung, músico, produtor, cronista e profissional do mercado de instrumentos musicais

Dia 24

Painel 1

Abertura / Super Sessão

E o conteúdo virou mantra

Anunciantes produzem e distribuem conteúdo e disputam espaço com o jornalismo. Como marcas, veículos e audiência convivem neste cenário? Quais são os limites? E qual é a percepção do usuário?

Com Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan, e Gian Martinez, gerente senior de Excelencia Criativa Coca-Cola Brasil

Mediação de Jaime Spitzcovski,colunista da Folha de S. Paulo e colaborador em outras publicações

Painel 2

Das 11h30 às 13h

O jornalista e o jornalismo no divã

Profissionais fazem autocrítica e discutem suas angústias e preocupações diante da transformação dos meios e das linguagens.

Com Mino Carta, diretor de redação de CartaCapital , e Fabio Altman, editor-executivo da revista VEJA

Mediação de Jorge Forbes, psicanalista e médico psiquiatra, curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL – TV Cultura.

Painel 3

Das 15h30 às 17hs

O papel transformador das redes sociais nas notícias de 2011

A inclusão digital e a tecnologia foram protagonistas nas mudanças no Oriente Médio, nos distúrbios em Londres e em diversos protestos ao redor domundo

Com Muzammil Hussain, pesquisador do Centro para Comunicação e Engajamento Civil e instrutor de Departamento de Comunicação da Universidade de Washington, e Conor White-Sullivan, diretor de Tecnologia Editorial do Huffington Post Media Group

Mediação de José Roberto Toledo, colunista de O Estado de S.Paulo, alimenta um blog no Estadão.com e faz comentários no RedeTV News

Painel 4 – ENCERRAMENTO

Das 17h30 às 19hs

Eu tenho a força

Profissionais que viraram fenômeno na rede e se transformaram em veículos de si próprios

Com Marco Luque, humorista e apresentador do CQC, e Sabrina Sato, apresentadora do Pânico na TV (Redetv) e empresária

Mediação de Tati Bernardi, publicitária, escreve a novela da Globo Vida da Gente

.

Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br

Por Redação