Descubra o que reservam os onze andares da Biblioteca Mário de Andrade

Por: Redação

Reinaugurada no aniversário da cidade de São Paulo, a Mário de Andrade é a segunda maior biblioteca da cidade. Disponibiliza onze andares para consultas de áreas distintas entre mapas raros a artes plásticas.

Além disso, conta com 42 mil livros disponíveis na sua área circulante. No ano de 2010, autores como Jorge Amado, Vinícius de Moraes e José Saramago tiveram suas obras disputadas para empréstimo. A “circulante”, como é conhecida, recebe um público variado. Outro dia contou com elogio de uma moradora de rua que agradeceu os funcionários da instituição por ter o privilégio de levar o título com ela. Agradecida, a moradora disse que em seu país isso não seria possível.

Visita guiada

A biblioteca recebe visitas guiadas, para grupo de até vinte pessoas, todos os dias da semana, em dois horários distintos. Às 11h e às 15 horas.

Serviço de digitalização

A biblioteca possui um projeto intitulado “Tesouros da Cidade” em que permite que o usuário navegue por livros digitalizados da instituição. Para os quinhentos anos do Brasil foram digitalizados cerca de 100 títulos. Para o aniversário de SP foram digitalizados mais 100. Cerca de 500 mapas raros já podem ser acessados através do programa. São livros e fotografias que marcaram época.

Em comemoração aos oitenta anos da existência da Biblioteca foi criado também um projeto chamado “Memória Oral”. No site é possível conferir depoimentos dos funcionários mais antigos da instituição. Acesso o projeto, aqui.

Outro ponto interessante da Mário de Andrade é que ela assumiu a iniciativa de formar uma coleção de Massao Ohno. Em breve, serão colocados à disposição para consulta a história literária e das artes gráficas do Brasil

Por Redação