Maria Bonomi ministra workshop de gravura na OC Oswald de Andrade

A artista abre a série de encontros “Papo Gráfico”, que receberá artistas consagrados no cenário da gravura brasileira

Por: Oficinas Culturais

Considerada uma das grandes artistas gráficas do Brasil, Maria Bonomi participará de um bate-papo, no dia 31 de janeiro e ministra um workshop de gravura, nos dias 1º e 2 de fevereiro, no ateliê da Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciada pela Poiesis. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Maria Bonomi já realizou diversas exposições, individuais e coletivas, nos principais museus do mundo e esta é a primeira vez que a artista participa de um evento na Oficina Oswald de Andrade. O primeiro deles será no dia 31.01 às 19h00, inaugurando a série de encontros “Papo Gráfico”, que aproximará o público de artistas gráficos de grande expressão. Bonomi irá falar sobre a sua trajetória artística e comentará sobre algumas técnicas que utiliza. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 10.01 pelo site, na página da Oswald de Andrade.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no Bom Retiro, possui um ateliê dedicado às artes gráficas.

Já nos dias 1 e 2.02, das 14h30 às 17h30, o espaço oferecerá o workshop “Gravura com Maria Bonomi”, onde a artista apresentará seus processos de trabalho, em especial, na gravura em metal e na xilogravura. Serão oferecidas 12 vagas para a oficina e os interessados poderão se inscrever entre os dias 10 e 24/1, também no site www.oficinasculturais.org.br. O evento será na oficina de gravura da Oswald de Andrade, um dos poucos espaços da cidade destinado à produção e desenvolvimento de trabalhos em linguagem gráfica. O espaço possibilita a prática da xilogravura e da gravura em metal, bem como de variantes alternativas desses processos. As atividades são gratuitas e os participantes tem acesso à estrutura necessária para gravação e impressão, além de auxílio técnico. A proposta é indicada para quem já tem alguma experiência na área e necessita de estrutura.

Sobre a artista
Maria Bonomi, é gravadora, escultora, pintora, muralista, figurinista e cenógrafa. A artista é neta de Giuseppe Martinelli, construtor do Edifício Martinelli. É também fundadora da Bienal de São Paulo e junto com Oscar Niemeyer, Bonomi concebeu o projeto Etnias: do Primeiro e Sempre Brasil, obra instalada no túnel principal de acesso ao Memorial da América Latina em São Paulo, reflete os maus-tratos que a população indígena brasileira enfrentou com a chegada dos portugueses.