A nova geração de jovens protagoniza sua história mostrando reflexos de sua efervescência por meio do Teatro. É assim que o projeto Conexões articula a arte dramática e educação entre mais de 300 jovens de escolas públicas, privadas e grupos independentes.

O projeto passou por um ciclo de troca de vivências em 2011, com workshops, encontro com autores e debates, terá apresentações entre os dias 17 e 27 de novembro no Teatro Cultura Inglesa com entrada Catraca Livre.

Inspirado no modelo londrino Connections do National Theatre, a versão nacional conta com jovens de 12 a 19 anos ligados à entidades de diversos setores, cujo objetivo é disseminar iniciativas criativas que integrem teatro e educação.

Confira a programação completa:

O Grupo do Colégio São Luís apresenta às 20h, a peça “Contos que Cantam sobre Pousospássaros” - um poema dramático sobre a vida de jovens da periferia que aprendem o que é responsabilidade desde cedo, pois tem de cuidar de seus irmãos mais novos, enquanto suas mães trabalham e a maioria dos pais são ausentes. A morte e desaparecimento do corpo de um dos irmãos une a família para que este possa ter um enterro digno.

O Grupo do Colégio Morumbi Sul leva a peça "Manifesto à Beleza", às 20h ao palco. A história é baseada num texto de Nell Leyshon (tradução Pedro Haddad) – e sintetiza um universo de submissão à ideia contemporânea de beleza, onde adolescentes comemoram seus aniversários de 16 anos fazendo cirurgias plásticas. Jasmine e sua irmã Cloé são embaixadoras do manifesto e o pai delas é o cirurgião plástico chefe. É o aniversário de Silas e chegou a hora da sua transformação, mas ele pensa diferente, acredita que o manifesto foi criado para tornar o adolescente insatisfeito consigo mesmo.

Neste dia é a vez do espetáculo “Teseu” ganhar o palco às 20h, com o Grupo da Subprefeitura da Vila Prudente. A peça de Cássio Pires -- (o lendário herói que derrotou o monstro Minotauro) conta a história de jovens que se conhecem em uma oficina de teatro e resolvem formar um grupo teatral, desenrolar da história, ocorrem várias tramas, encontros e desencontros. Um dos integrantes do grupo, Miguel, entra em chamado ‘O Minotauro’. No crise ideológica diante do trabalho do grupo. O final é surpreendente. O texto foi escrito em processo colaborativo com os jovens pela internet.

Esta quarta-feira será marcada pelo Grupo da ETEC Guaracy Silveira que também apresentará a peça “Teseu”, às 20h.

O Grupo da Cultura Inglesa se apresenta às 20h, com a peça “Manifesto à Beleza”.

Este dia terá duas apresentações. A Cia Vizinho Legal apresenta a peça “Contos que Cantam sobre Pousopássaros”, às 19h, seguida pelo Grupo da Escola Superior de Artes Célia Helena, que apresenta outra versão da mesma peça às 21h.

Três apresentações ocorrem nesta data. Às 11h, o Grupo do Colégio Amorim apresenta o espetáculo “Colosso” de Carl Grose (tradução de Rodrigo Haddad). Depois de uma gravidez que durou dois anos e meio, a senhora Losso deu à luz a um monstro que tem uma taxa de crescimento acelerada e um apetite insaciável! Quem poderá parar esta aberração da natureza? E, o mais importante, quem trocará a fralda dele?

Em seguida o grupo Grupo da  E.E. Bairro das Senhorinhas apresenta a peça “Teseu”, às 16h.

E por último, os integrantes do Grupo da E.E. Matilde Maria Cremm reapresentam a peça “Colosso, às 20h.

O último dia terá apresentação do Grupo da  Emef. Euclydes de Oliveira Figueiredo, às 20h, encenando a peça “Colosso”.

Mostra Conexões