SP464: celebração tem Demônios da Garoa, Ilú e passeio de bike

Bolo de aniversário e Rincon Sapiência no Teatro Sérgio Cardoso, brincadeiras no Museu do Futebol, food trucks e Ilú Obá de Mim na Pinacoteca e cultura japonesa no MIS estão entre os destaques

Em celebração ao aniversário de 464 anos de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro, as instituições da Secretaria da Cultura do Estado prepararam uma programação especial, com atrações para todas as idades. São oficinas, brincadeiras, shows de música e poesia e muito mais para aproveitar o feriado. Confira a programação:

Ilu Obá de Min está na programação
Créditos: Aline Luz
Ilu Obá de Min está na programação

TEATRO SÉRGIO CARDOSO 

No dia 25, o Teatro Sérgio Cardoso, no tradicional bairro do Bixiga, comemora o aniversário de São Paulo com bolo, apresentações musicais e peças de teatro gratuitas para adultos e crianças. Às 11h, será apresentado o espetáculo infantil “Operetinha do Sapato Falador”, de Sandra Corveloni. Às 12h, o público poderá experimentar o tradicional bolo em comemoração ao aniversário da cidade. Às 14h, o rapper Rincon Sapiência se apresenta no palco montado em frente ao teatro. Às 16h, o grupo Demônios da Garoa, um dos símbolos de São Paulo, sobe ao palco para animar o grupo com grandes clássicos. Às 18h, o Zéli Silva Quinteto realiza show de música popular brasileira instrumental e, por último, às 20h, acontece e apresentação da peça “Mulheres Ácidas”, de Cristiane Wersom, para o público adulto. Toda a programação do teatro é gratuita. O Aniversário de São Paulo no Bixiga terá também um mercado de rua, lojas vintage, brechó, festival de comida de rua e a Rádio MMM, com o DJ Will Robson, se apresentando entre as atrações, além de atrações do Centro de Memória do Bixiga e a feira de expositores da Praça Dom Orione.

MUSEUS

Pinacoteca terá, no dia 25 de janeiro, às 15h, apresentação gratuita do bloco afro Ilú Obá De Min, formado por mulheres ritmistas, além de food trucks e entrada gratuita no museu. Os visitantes poderão aproveitar para conhecer a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, que foi prorrogada até 29 de janeiro e é a maior mostra do artista já realizada desde a sua morte, em 1976.

Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca de São Paulo

No mesmo dia, o Museu do Futebol abre às 13h, após a Final da Copa SP de Futebol Júnior, e inicia a programação às 14h com o jogo de memória “Memoriball – Clubes Brasileiros”, que utiliza ilustrações de escudos de grandes clubes brasileiros. Às 15h, o espaço promove a “Oficina de Pipas”, em que os participantes serão convidados a confeccionar pipas e empiná-las em frente ao museu. Às 16h, acontece o “Jogo de Futebol Vendado”, em que cada criança terá que jogar com uma das pernas amarrada à perna de outra e, enquanto uma estará com os olhos vendados, a outra dará as direções para levá-la até o gol. Os ingressos do museu custam R$ 10, com meia entrada para estudantes, aposentados e idosos.

Museu de Arte Sacra inaugura, na mesma data, uma nova exposição na Sala MAS, localizada no Metrô Tiradentes. A mostra “Urubú Ka’apor: adornos indígenas como os usados na época da fundação da cidade de São Paulo”, com curadoria de Beatriz Cruz e colaboração do Museu Índia Vanuíre, conta com cerca de 100 obras sobre a arte plumária indígena, em homenagem aos índios que estavam na cidade quando os colonizadores chegaram. Na semana do aniversário, o espaço homenageia o Pe. José de Anchieta com o artista peruano Cristhian Ventura realizando uma pintura ao vivo do Santo nas tardes dos dias 20, 23 e 24 de janeiro e na manhã do dia 25.

Museu da Imigração começa a celebração no dia 23, das 15h às 17h, com a “Memórias em Movimento”, passeio de bicicleta pelo entorno do museu que percorrerá lugares ligados à memória e à construção de São Paulo. Os participantes deverão fazer inscrição pelo e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br e levar suas bicicletas. No dia 25, as atividades começam às 15h com o jogo “Linha do Tempo”, no qual os visitantes são convidados a encontrar conexões entre fatos e objetos relacionados ao acervo do Museu da Imigração, em uma grande linha do tempo composta por fotografias. Às 16h, acontece o show do Batuta Duo, formado pelos músicos Rodrigo Procknov e Gerson Silva, que apresentarão clássicos em formato instrumental em homenagem à cidade.

Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) terá mais uma edição do Conexão Cultural no dia 25. Em comemoração à data, o evento terá o Japão como tema e vai aprofundar a relação da cidade de São Paulo com a cultura do país por meio de exposição de colagens da ilustradora Yumi Shimada a mostra de grafite da artista Katia Suzue, além da oficina de caligrafia japonesa que acontece às 15h, apresentação do Trio Kagurazaka às 17h, e mostra de cinema com filmes produzidos no país das 14h às 18h. No dia, a entrada para a exposição “Renato Russo” com mais de mil itens que fizeram parte da trajetória do ícone da música brasileira, será gratuita. Além da programação, das 12h às 20h o público poderá aproveitar a gastronomia do TukTuk – barraca inspirada no típico meio de transporte de países asiáticos – da Ramen K, que oferecerá cardápio de lámen e yakissoba a preços acessíveis e feitos com ingredientes artesanais.

Museu da Casa Brasileira terá apresentação especial da Orquestra Instituto GPA na quinta-feira, 25, às 11h00, com Adoniran Barbosa, Green Day e Billy Blanco entre as músicas do repertório. A entrada é gratuita.

Museu Afro Brasil estará com entrada gratuita no dia 25, e o público poderá aproveitar para conhecer as exposições “Barroco Ardente e Sincrético – luso-afro-brasileiro”, que homenageia o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, e “Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”, que reescreve a história da tecnologia no Brasil. As duas exposições foram prorrogadas até o dia 4 de março.

Os museus-casas literários também terão atividades para comemorar a data. A Casa Mário de Andrade realiza, no dia 24, das 19h às 21h, a palestra “Mário Fotógrafo”, com o fotógrafo Marco Aurélio Olimpio apresentando as técnicas utilizadas em fotos feitas pelo próprio Mário. Já no dia 25, o espaço recebe o grupo musical Sambadas, formado por sete mulheres, que interpretará canções autorais, de vanguarda e do samba paulista. Na Casa das Rosas, às 10h, se inicia ao “Encontro Peripatético”, passeio que ligará as três casas (Casa Mário de Andrade, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida) e abordará a vida e a obra dos patronos de cada museu. As inscrições para o passeio devem ser feitas no site www.casaguilhermedealmeida.org.br. A partir das 19h, o museu também apresenta o “Recital para São Paulo”, com poemas de Haroldo de Campos, Mários de Andrade, Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida, além de canções de compositores paulistanos.

Museu Catavento terá, no dia 25, das 9h30 às 15h30, a “Oficina de Fotografia Artesanal”, em que a equipe de fotógrafos do Projeto Cidade Invertida apresenta uma oficina de câmara escura e também mostra como se dá o processo de revelação química das fotos, em um trailer especialmente adaptado. É necessário retirar senha para participar da atividade.

Catavento Cultural
Catavento Cultural

Museu da Diversidade Sexual inaugura, no dia 24 de janeiro, a exposição “Tarja Preta”, com retratos de grandes ícones da cultura – como a escritora Cassandra Rios, o cantor Ney Matogrosso e o estilista Clodovil –  produzidos por Vania Toledo. Os trabalhos destacam os questionamentos comportamentais do universo LGBT e mostram como eles têm forte presença na cultura. A entrada é gratuita.

BIBLIOTECAS

Biblioteca Parque Villa-Lobos terá, no dia 24, às 10h30, a atividade “Pintando o 7”, que convidará o público a confeccionar um quebra-cabeças com o tema “Monumentos da cidade de São Paulo”. Às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” apresentará trechos do livro “1001 ruas de São Paulo – Guia sobre a história dos homenageados nas placas da cidade”, de Silvia Costa Rosa.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Biblioteca Parque Villa-Lobos

Biblioteca de São Paulo também promoverá a atividade “Leitura ao Pé do Ouvido” no dia 26, às 16h30, com apresentação de trechos do livro “Brás, Bexiga e Barra Funda: notícias de São Paulo, de Antônio de Alcântara Machado.

As atividades são indicadas para o público a partir de sete anos. Não é necessário inscrição para participar. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura promoverão, no dia 25, atividades gratuitas em homenagem ao aniversário de São Paulo em várias regiões da cidade.

O projeto SP Cultura na Rua estará em duas regiões: no Capão Redondo, das 14h às 17h, na Praça do Arariba, com os artistas Alef Carvalho e Agatha Saan e as bandas Soul Jazz Band e Vertical Jungle; e na Cidade Tiradentes, das 13h às 17h, na Av. dos Metalúrgicos, s/n, com os músicos Lucia Zorzi, Junior da Violla, Diggo Voz e Suellen Luz.

Na Fábrica de CulturaVila Curuçá, às 10h30, a atividade “São Paulo ontem e amanhã” convidará o público a conhecer a São Paulo de antigamente por fotos e imaginar como vai ser a cidade em 2117. às 11h, a unidade de Cidade Tiradentes terá a “Atividade de Internet – Dia da Cidade de São Paulo”, em que serão divulgados variados serviços, eventos e principais atividades culturais da cidade que completa 464 anos. Como referência, será utilizado o livro “História de São Paulo através da Arte”, de Nereide Schilaro Santa Rosa.

Já no Itaim Paulista, às 11h, acontece a “Oficina de Criação: Fazendo seu personagem”, em que os participantes serão convidados a criar personagens após conhecerem as obras e a história da dupla de grafiteiros Os Gêmeos. A Fábrica de Cultura Parque Belém apresenta, às 15h, fatos e curiosidades que marcaram a história da cidade com base no livro “São Paulo: corpo e alma”, de Alberto Ikeda.

Na Vila Nova Cachoeirinha, acontece, no dia 24, às 15h, o bate-papo “Literatura para os games: A Nova Califórnia”, em que os idealizadores do game A Nova Califórnia, adaptação da obra do escritor brasileiro Lima Barreto, falam dos desafios de unir o universo literário aos jogos. Também no dia 24, às 15h, a Fábrica de Cultura Jaçanã promove a atividade “Criando e brincando com sucatas”, em que os participantes vão criar construções, brinquedos, engenhocas e esculturas utilizando materiais reaproveitados. No Capão Redondo, a oficina “Escrita Urbana”, que propõe a construção de uma escrita com influências da arte de rua, acontece no dia 24, às 14h30.

No Jardim São Luís, no dia 25, às 19h, acontece a “Batalha da Fábrica – Os Melhores MC’s da Quebrada”, com batalha entre rimadores da região apresentada pelo MC Crônica Mendes. Para participar, é necessário realizar inscrição na hora.Por fim, na Brasilândia, a quinta edição de “O rap fortalece”, com apresentações de MCs, intervenções de grafite e danças urbanas, acontece no dia 27, sábado, a partir das 11h.

OFICINAS CULTURAIS 

Oficina Cultural Oswald de Andrade inicia a comemoração no dia 24, às 19h30, e no dia 25, às 18h, com a aula-espetáculo “As Palavras Gestuais de Denise Stoklos”, sobre o método “Teatro Essencial”. A atividade é indicada para atores e atrizes maiores de 18 anos. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes na Oficina. Também no dia 25, das 15h às 17h, toda a família pode participar da oficina “Rua de Brincar”, que propõe o resgate de brincadeiras antigas, como pular corda, elefantinho colorido, mãe da rua e passa-anel. No mesmo horário, acontece também a “Sericleta”, espaço de impressão de cartões postais e produtos gráficos, e a feira de troca de livros, CDs e DVDs. Já nos dias 26 e 27 de janeiro, às 18h, será encenada a peça “S.O.S. Quase Tudo”, que conta a história de uma bruxa que recebe cartas, telefonemas e mensagens com pedidos de ajuda, e utiliza rituais para solucionar os problemas. A apresentação é indicada para maiores de 16 anos e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Quer saber mais o que vai rolar? Se ligue aqui: