As cores, tradições e costumes da Alemanha ocupam as ruas de São Paulo nos dias 19 e 20 de outubro, na 19ª edição do do BrooklinFest. Das 10h às 22h, mais de 200 atrações entre apresentações musicais, danças, teatro, circo, artesanato e cinema ao ar livre integram a programação da festa, que tem entrada Catraca Livre.

Parte das comemorações do “Ano da Alemanha no Brasil”, o evento acontece entre as ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, na Zona Sul de São Paulo.

Neste ano, o tema central da festa reflete a democratização cultural, reunindo mais de 1600 artistas, apresentando uma Alemanha contemporânea que transcende a gastronomia e a cerveja.

Chucrute, einsbein e outras receitas 

Na gastronomia, pratos tradicionais da cozinha alemã feitos com carne de porco, batatas, repolhos e salsichas são destaque do cardápio da festa. Dentre os pratos típicos estão: o chucrute (repolho fermentado), o einsbein (joelho de porco servido com batata e chucrute), kassler (bisteca do porco defumada), kartoffelpuffer (panqueca de batata frita com vários recheios doces e salgados), e também as salsichas feitas artesanalmente como o weisswurst (salsicha branca), bratwurust (salsicha de carne de porco e vitela) e salsicha cervela.

Outras opções da culinária internacional também fazem parte da festa, como churrascos, pastéis, fogazzas, massas, acarajés, yakissoba, entre outros. Para acompanhar todas as delícias gastronômicas, é claro que não faltará o chope, a bebida mais cobiçada entre alemães e brasileiros.