“Um museu dentro do museu”, essa é a definição do próprio Les Joynes para o Form Laboratory, uma mostra que retrata a cidade de São Paulo a partir de objetos encontrados pelas ruas. Criado em 2007 pelo artista plástico e escultor californiano, o projeto já passou por Nova York, Berlim, Cingapura, Tóquio e Limousin, na França, e agora finalmente chega ao Brasil.

Divulgação

Créditos:

A mostra retrata a cidade de São Paulo a partir de objetos encontrados pelas ruas

Em cartaz no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) de 2 a 27 de agosto, a exposição é uma colcha de retalhos do cotidiano e dos costumes urbanos. Para Les Joynes, a capital paulista é um ambiente fértil para a mostra. A variedade de etnias, culturas, nacionalidades e religiões que compõe a metrópole tornaram o resultado do trabalho muito interessante.

“ O Form Laboratory é uma estrutura nômade de fazer arte. Eu estava ansioso para desenvolver esse trabalho em São Paulo”, conta o artista. “A cidade oferece uma diversidade inacreditável de objetos, sons texturas e imagens por serem descobertos”, completa.

A mostra também procura romper com o padrão das exposições tradicionais, já que trata-se de um evento contínuo em que os visitantes observam desde a montagem dos artefatos até seu posicionamento na exposição.

“A maioria dos museus oferecem a obra terminada. A multiplicidade de ações na conceituação e criação de objetos são mantidos ocultos.”, justifica Joynes. “Estou interessado nos resultados inesperados na criação da arte quem vem dessa interação. É uma maneira de garantir que a produção tenha de alguma forma a identidade da cidade anfitriã”, defende.

A agenda do Form Laboratory também inclui um sistema integrado de educação, com palestras e workshops para os visitantes.

 

Form Laboratory

02 Ago
a
27 Ago

  • diariamente de 2 (Qui) a 27/08 (Seg)
    • das 10:00 às 19:00

Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Avenida Europa, 218 Jardim Europa - Oeste São Paulo - SP (11) 2594-2601
Catraca Livre