Intercâmbio cultural, alma cosmopolita e pluralidade artística permeiam a 2° edição do Festival Outubro Independente. Opulência e criatividade tomarão conta do centro de São Paulo em 1º de outubro.  Uma festa em frente a Galeria Olido, realizada em parceria com o projeto VOODOOHOP e baseada no conceito europeu “squat party”, inaugura o festival. A exibição do filme “Pixo” de João Wainer e Roberto T. Oliveira na Galeria Olido, às 19h30, dá início às atividades.

Os alemães da banda berlinense “rock’n’disco” Kissogram,” ganhadores do selo de melhor CD das revistas especializadas DJ Mag e Mix Mag, garantem a diversão. A celebração continua ao som eletrônico do berlinense Shir Khan, um dos expoentes do electro e cabeça do selo Exploited, dos DJs brasileiros Camilo Rocha, Lúcio Ribeiro, André Pomba e Dolores, da parisiense Souksouklow e muitos outros.

O projeto Código 11 dos artistas multimídia Gerfried Gaulhofer e Thomas Haferlach, é mais uma atração. As projeções incorporam 3D Mapping para iluminar a estrutura do prédio da Avenida São João que se transforma em um grande equalizador interagindo com o som dos músicos da noite. O público participa mandando mensagens pelo celular que aparecem em grande formato como pixações na fachada do prédio.

Concebido no CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso) em 2006 ainda como CCJ Independente e alicerçado pela diversidade de linguagens e pela abertura de espaços e apoio aos artistas independentes, o Festival Outubro Independente, subsidiado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, amplia seus horizontes.

A Galeria Olido, as ruas do Centro, as bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Cora Coralina, Érico Veríssimo, Rubens Borba de Moraes e o Centro Cultural São Paulo sediarão os quase 100 eventos distribuídos nos 31 dias de festival cingidos pela música, artes, literatura, cinema e debates. Com ingressos gratuitos ou a preços módicos, o evento atende os anseios de todas as tribos. O Outubro Independente segue até 31 de outubro.

Da cena musical brasileira, são destaques: o encontro das bandas pernambucanas Eddie e Mombojó, no CCJ dia 2, e dos irmãos Arrigo Barnabé, com o duo Clara Crocodilo, e Paulo Barnabé, com a Patife Band, no dia 12; e as apresentações do sexteto de Brasília Satanique Samba Trio e da banda cearense Cidadão Instigado que tocam no CCSP nos dias 16 e 17, respectivamente.

Além de abarcar grandes artistas brasileiros dos diversos mundos da arte, o festival trará pela primeira vez ao Brasil o sound system de Jah Shaka, grande mestre da cultura e sonoridade jamaicana reconhecido no mundo todo. Sua apresentação será na rua, em frente ao CCJ, no dia 24. No dia 16, o CCJ recebe Chali 2na, destaque na cena hip-hop e barítono do lendário Jurassic 5. No dia 30, o CCSP apresenta a mistura de ska, dub e eletrônico da banda The Eternals, com show de abertura do Hurtmold.

Debates literários propõem relações entre diferentes escritores que buscam formas alternativas de produção e distribuição. Os meios de produção e distribuição serão abordados também durante ciclo de debates que acontece nos dias 08 e 16, no CCSP. O festival apresenta ainda uma série de mostras de Cinema Independente, com mais de 30 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, exibidos no CCSP e na Galeria Olido.

Os organizadores ressaltam também que é desígnio apoiar os grandes festivais e serem apoiados por eles, já que a finalidade é disseminar a arte independente no Brasil. E a melhor forma é unir forças.

Acompanhe a programação: www.centrocultural.sp.gov.br/outubroindependente

Festa de abertura na Olido

Dia 1, sexta, das 19h30 às 5h, com entrada Catraca Livre: projeções com celulares, sets de DJs de várias partes do mundo, performances, live paiting, sound system e intervenções sonoras farão parte da festa de abertura do evento Outubro Independente 2010. Em parceria com o coletivo Voodoohop, a festa tomará conta do centro velho de São Paulo durante toda a madrugada de sexta pra sábado. A exibição do filme “Pixo” na Galeria Olido, às 19h30, abre a programação.

Show: Kissogram (Berlim).
DJ´s: Shir Khan (Berlim), Camilo Rocha, Dolores, Tomash, Souksouklow (Paris) e muitos outros.
Projeções: Código 11 Projeções (Sms Pixação + Sound Visualization)
Intervenções sonoras: Barulho.org

Abertura Outubro Independente

01 Out
a
02 Out

  • diariamente de 1 (Sex) a 02/10 (Sáb)
    • das 19:30 às 05:00

Galeria Olido
Avenida São João, 473 - do térreo ao 2º andar Centro - Centro São Paulo - SP (11) 3331-8399 | 3397-0171
Estação República (Metrô - Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela)
Catraca Livre