Transforme uma vaga de carro em um pequeno parque público

Várias intervenções do tipo “Vaga Viva” acontecerão em SP para comemorar o Dia Mundial Sem Carro

A primeira intervenção PARK(ing) Day aconteceu em San Francisco, em 2005 (foto). Agora, a iniciativa se espalhou pelo mundo.

Por mais que os motoristas reclamem da demora para achar um lugar para parar seus carros, há muitas vagas de estacionamento nas grandes cidades do mundo. E uma das propostas do Dia Mundial sem Carro, evento comemorado no dia 22 de setembro, é justamente transformar um desses espaços destinados a automóveis em algo realmente útil e divertido para a população.

Por transformar a vaga em um mini parque público, a intervenção é chamada de “PARK(ing) Day” e acontece em várias cidades ao redor do mundo. Em São Paulo, uma das iniciativas é o Festival Vaga Viva, que vai mudar vagas na Vila Madalena, no Butantã e no Centro. O CCJ (Centro Cultural da Juventude) também vai criar um desses mini parques no Largo do Japonês, zona norte. Ambas acontecem no sábado, 21.

Outras intervenções  vão acontecer pela cidade e a intenção da iniciativa é convidar o maior número possível de pessoa para participar. Na página da Virada da Mobilidade é possível  se inscrever para promover uma Vaga Viva. É preciso preencher um formulário para o site solicitar a liberação da atividade com a Prefeitura.

O Dia Mundial sem Carro, a Virada da Mobilidade e a Semana da Mobilidade compõem uma série de eventos que acontecem pela cidade nos próximos dias. Confira as programações e participe.

Por Redação