Curso gratuito propõe ‘Redescoberta da cidade através da fotografia’

Por: Catraca Livre

A partir da união de duas linguagens que se complementam com ferramentas para o aprendizado, a oficina convida o público a descobrir as cidades imaginárias que há em cada cidade real, tal como fez o escritor Italo Calvino na obra “Cidades Invisíveis”. Uma oficina que, através da Literatura, nos faz compreender a fotografia e sua linguagem, conceitos básicos para que possamos dominar a imagem. Dias 16 e 17 de abril, das 19h às 21h e dia 18 e 19 de abril, das 10h às 13h. A entrada é Catraca Livre, mediante a inscrição prévia.

Através da Literatura, a oficina propõe que o público domine a imagem

O curso “A Cidade Invisível: Redescoberta da Cidade Através da Fotografia” é voltada às pessoas interessadas em Fotografia, Jornalismo e Letras, fotógrafos amadores e leitores compulsivos, a oficina tem por objetivo apresentar elementos, por meio da literatura, de compreensão da linguagem fotográfica, suas técnicas, noções básicas de composição e edição; além de desenvolver, a partir dos textos de Calvino, um trabalho de sensibilização para a imagem e suas inúmeras possibilidades como instrumento de expressão artística profissional ou não.

Com João Correia Filho, fotojornalista com especialização em Jornalismo Literário. Atua na área desde 1993 e desenvolve projetos que envolvem fotografia e literatura. Com mais de 15 anos de experiência, já se aventurou pelo universo de escritores como Fernando Pessoa, Italo Calvino, João Cabral de Melo Neto e Guimarães Rosa. Correia Filho tem nos livros a grande fonte de inspiração para suas imagens, publicadas em diversos jornais e revistas no Brasil e no exterior. É autor (fotos e texto) de Lisboa em Pessoa – Guia Turístico e Literário da Capital Portuguesa, que inaugurou um novo estilo de livros para viagem e foi vencedor da categoria Turismo, do Prêmio Jabuti (2012). Todos deverão portar máquina fotográfica de qualquer marca ou modelo (analógica ou digital).