Mostra em homenagem ao diretor de fotografia Gordon Willis reúne O Poderoso Chefão e outras produções

Filmes são exibidos no CINUSP e no Centro Universitário Maria Antonia

Mostra homenageia o diretor de fotografia Gordon Willis, envolvido na produção de filmes como “O Poderoso Chefão”
Mostra homenageia o diretor de fotografia Gordon Willis, envolvido na produção de filmes como “O Poderoso Chefão”

De 2 a 13 de junho, o CINUSP e o Centro Universitário Maria Antonia homenageiam o diretor de fotografia Gordon Willis (1931-2014), um dos mais influentes e respeitados profissionais da fotografia cinematográfica. São exibidos dez filmes marcantes de sua trajetória, que relembram sua parceria constante com cineastas como Francis Ford Coppola, Woody Allen e Alan J. Pakula. A entrada é totalmente Catraca Livre.

Confira abaixo a programação completa:

Após ser despejado do seu apartamento em Manhattan, um jovem casal compra por um preço muito baixo uma mansão que parece ser a casa com a qual sempre sonharam. Mas o sonho se transforma em pesadelo quando eles descobrem que o imóvel necessita de uma reforma geral e eles resolvem assumi-la por conta própria.

Cidade Universitária: 02/06, às 19h e 06/06, às 16h

Klute, O Passado Condena

Detetive do interior investiga o desaparecimento de um homem a partir de uma única pista: uma carta deixada por ele para uma prostituta, que se torna uma provável próxima vítima.

Cidade Universitária: 05/06, às 16h e 09/06, às 19h

Manhattan

Depois de ser abandonado pela esposa, que se envolveu com outra mulher, escritor nova-iorquino começa a escrever um livro sobre a relação deles e inicia um relacionamento com uma jovem de apenas 17 anos, ao mesmo tempo em que passa a sentir-se atraído pela amante de seu melhor amigo.

Cidade Universitária: 02/06, às 16h e 13/06, às 19h
Maria Antonia: 08/06, às 18h

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Um humorista judeu nova-iorquino chamado Alvy Singer se apaixona por uma cantora em início de carreira, chamada Annie Hall.

Cidade Universitária: 06/06, às 19h e 10/06, às 16h

Pequenos Assassinatos

Em uma Nova York escura e aterrorizada pelo perigo das balas perdidas, uma designer de interiores otimista se apaixona por um homem apático e o leva para conhecer sua família. O choque entre os hábitos familiares e a personalidade melancólica do homem leva os personagens a situações limite.

Cidade Universitária: 09/06, às 16h e 12/06, às 19h

O Poderoso Chefão

Filho de um grande mafioso italiano, Michael Corleone reluta em assumir seu lugar na organização criminosa do pai pensando em seguir carreira militar. Mas uma sangrenta disputa entre quadrilhas o força a rever sua posição.

Cidade Universitária: 03/06, às 19h e 11/06, às 16h
Maria Antonia: 06/06, às 20h

O Poderoso Chefão – Parte II

No segundo filme da trilogia adaptada dos romances de Mario Puzo sobre a máfia italiana em Nova York, Michael Corleone tenta expandir a zona de influência de sua família para a Costa Oeste dos Estados Unidos e para a Cuba pré-revolucionária. Paralelamente, o filme conta a trajetória do seu pai, de uma infância pobre à ascensão no mundo do crime, por meio de cenas de flashback fotografadas por Gordon Willis com um filtro âmbar que lhes confere um aspecto envelhecido.

Cidade Universitária: 04/06, às 19h e 12/06, às 16h
Maria Antonia: 07/06, às 20h

O Poderoso Chefão – Parte III

Neste capítulo final da trilogia adaptada dos romances de Mario Puzo sobre a máfia italiana em Nova York, passado no final dos anos 1970, Michael Corleone, já doente e divorciado, esforça-se para legitimar os negócios escusos da família em Nova York e na Itália, enquanto busca reparação e perdão para seus pecados pregressos e torna-se o protetor e mentor de um sobrinho ilegítimo envolvido em uma disputa com outro perigoso clã de mafiosos.

Cidade Universitária: 05/06, às 19h e 13/06, às 14h
Maria Antonia: 08/06, às 20h

Todos os Homens do Presidente

Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos que virão a trazer à tona, dois repórteres do jornal Washington Post iniciam uma investigação sobre a invasão de cinco homens à sede do Partido Democrata, no prenúncio do que viria a ser conhecido como o escândalo de Watergate, responsável pela futura renúncia do então presidente norte-americano, Richard Nixon. Baseado no caso real relatado por seus protagonistas, os jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward.

Cidade Universitária: 03/06, às 16h e 11/06, às 19h
Maria Antonia: 07/06, às 18h

Zelig

“Pseudodocumentário” sobre a vida de Leonard Zelig, um homem capaz de modificar sua própria aparência para agradar as outras pessoas, que teria se tornado uma celebridade na Nova York dos anos 1920. Intercalando depoimentos de figuras famosas – reais ou não – e de autoridades, a supostas imagens e sons de arquivo, simula perfeitamente a estrutura e a aparência de um documentário autêntico.

Cidade Universitária: 04/06, às 16h e 10/06, às 19h

[tab:END]