Inaugurado em 27 de março de 2006, o Centro Cultural da Juventude – CCJ, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude paulistana. São 8.000 metros quadrados de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, Internet Livre em banda larga, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência.

Cursos e Oficinas
É o primeiro Laboratório de Multimeios da Secretaria Municipal de Cultura. Um dos destaques, entre suas ilhas de vídeo e produção gráfica, é o serviço gratuito de gravação musical: o projeto “Escuta”. O projeto Núcleo Paulistano de Desenho Animado oferece mensalmente oficinas de animação e atividades ligadas ao circo.

Música
Desenvolve uma programação especial para a música. Nela estão os projetos “Sexta Sonora”, que acontece sempre às sextas-feiras. Há também “Ao vivo CCJ”, realizado todo último domingo do mês. E, por fim, aos sábados, há também apresentações de samba. A programação completa pode ser encontrada no site do Centro. O CCJ oferece ainda estúdio para gravações musicais.

Leitura
Bimestralmente, o Sarau do CCJ abre espaço para as mais diversas representações da arte. Para saber sobre a programação, é preciso se manter conectado ao site da entidade. Possui também Gibiteca e programação de palestras sobre o tema de desenho animado e quadrinhos

Teatro
Para quem gosta de espetáculos teatrais, o CCJ tem uma programação especial do gênero. Destaque para o projeto “Toda a terça-feira tem Teatro”, com grupos formados no programa O Vocacional Teatro, da secretaria da Cultura. Apresentações de grupos profissionais também fazem parte da programação. O local tem ainda biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, entre outras instalações.