No próximo domingo, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data tem como origem as manifestações de mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho. Porém, nos últimos anos, adquiriu caráter comercial. Duas ações na capital paulista pretendem resgatar o sentido original da data, celebrando a figura da mulher por meio de suas histórias de vida.

Cem grafiteiros vão deixar sua arte marcada em um muro de aproximadamente 300 metros no Itaim Paulista, zona leste da capital. Entre os artistas estão confirmadas diversas mulheres grafiteiras. Apresentações musicais, contação de histórias infantis, ações de cidadania e “quiosque do emprego” completam o evento que ocorre das 10h às 21h.

divulgação

Créditos: divulgação

Jennyfer, Tula e Ayako compartilharam histórias de vida para o projeto Feminicidade

Batizado de 1º Encontro de Grafitti – Coletivo Cultural Cenário Urbano Hip-Hop, o evento é aberto ao público e pretende reunir centenas de moradores da região, que poderão acompanhar as apresentações de bandas de Rap, Reggae, curtir sets de diferentes DJs e o trabalho de artistas plásticos durante todo o dia.

As atividades ocorrem na Rua Amanhece, 577 – Parque Dom João Neri. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2153-0045 (André) e (11) 9 8345-5159 (Guga).

Lambe-lambe

Já na região central de São Paulo ocorre a Feminicidade. Idealizado pelos grupos Atados - Juntando Gente Boa, Acupuntura Urbana, Círculo de Sonhadoras, Fábrica de Sonhos, Hey Sampa e SP Invisível, a ação pretende espalhar histórias de mulheres pelo centro de São Paulo.

Os coletivos ouviram depoimentos de diferentes mulheres ao redor da cidade e realizaram registros em fotografias, textos, frases e poesias. Com o material produziram lambes que ocuparão espaços públicos da cidade.

A partir das 14h, o grupo de voluntários se encontrará na Praça Roosevelt e sairá às ruas para colar os cartazes e trocar as experiências vivenciadas. O projeto está com uma campanha de financiamento coletivo no Catarse (acesse aqui).

Para conhecer as histórias recolhidas e saber mais sobre o projeto, basta visitar o site da campanha: www.feminicidade.com.br.

Feminicidade

08 Mar
Praça Roosevelt
Praça Franklin Roosevelt, s/n° Consolação - Centro São Paulo - SP
Estação República (Metrô - Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela)
Catraca Livre
add Google Agenda