Incêndio toma conta do Museu da Língua Portuguesa

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Milton Persoli, o incêndio pode ter sido causado por um curto-circiuto após a troca de uma de luminária

* Atualizado às 10h30

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa na tarde desta segunda-feira (21). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 37 viaturas foram enviadas ao local para dar assistência.

O fogo, que já foi controlado, tomou conta de boa parte do museu. Pessoas que passavam pelo local escutaram explosões durante o incêndio, mas a causa do acidente ainda não é conhecida. Segundo o secretário estadual da Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, o prédio foi totalmente afetado. “É uma tragédia”, declarou ao jornal Folha de S. Paulo.

Como às segundas-feiras o museu fica fechado para o público, havia alguns funcionários dentro do estabelecimento. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um brigadista do museu morreu no acidente. Ronaldo Pereira inalou fumaça tóxica no incêndio, chegou a ser socorrido mas não resistiu.

Irregular

O complexo da estação da Luz, que abriga o prédio do Museu da Língua Portuguesa, não tem aval do Corpo de Bombeiros para funcionar. O secretário da Cultura afirmou que o prédio tinha todos os itens de segurança e justificou a falta de alvará dizendo que o complexo da Luz é antigo e abriga diversos equipamentos públicos além do museu.

Transporte

Por orientação do Corpo de Bombeiros, a Estação Luz CPTM e ViaQuatro foi fechada.