Zona leste será grafitada com imagens de seu passado

Projeto quer reunir memória e arte urbana para comemorar o aniversário de Itaquera

A zona leste de São Paulo está prestes a ficar mais próxima de seu passado. No próximo domingo, 13, cerca de 100 grafiteiros vão se reunir para fazer uma grande intervenção na região de Itaquera, pintando o percurso que, historicamente, ligava diversos pontos da cidade até o bairro.

Uma das imagens que ganharão os muros da região é a da inauguração, em 1875, da Estação de Trem de Itaquera, que ligava o bairro à cidade por meio da Estrada de Ferro Central do Brasil.

O encontro marcará o lançamento do projeto “Pintando a Zona Leste”, que pretende realizar uma série de intervenções até o dia 6 de novembro, quando se comemora o aniversário de Itaquera. Ele acontece a partir das 10h, em frente ao Centro Cultural Casa da Memória, que fica na Rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97 (Antiga Casa do Chefe da Estação).

Os artistas vão buscar inspiração em imagens que marcaram a história de Itaquera e, para isso, serão ajudados pelos alunos dos cursos de Artes Visuais e História da Unicastelo. Eles trabalharão na seleção de imagens que serão transformadas em tinta nas paredes.