Cartões Postais Antigos são tema de exposição na Fundação Ema Klabin

Exposição fica em cartaz até o final do mês de outubro Visitação: 31 de agosto a 30 de outubro de 2013 Curadoria: Paulo de Freitas Costa

Por: Catraca Livre
Imagem de Copacabana e Ipanema é uma das atrações da exposição

Muito antes das redes sociais, já havia uma maneira econômica e simples de compartilhar mensagens e imagens com amigos: o cartão postal. Criado em meados do século XIX e introduzidos no Brasil em 1880, tornaram-se, ao longo do século XX, uma forma popular de comunicação em viagens.

Apaixonada por viajar, a colecionadora Ema Klabin (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1907São Paulo, 27 de janeiro de 1994) possui um arquivo com mais de 450 cartões postais. Para que o público conheça essas raridades, o curador da Fundação Ema Klabin, Paulo Costa, organizou a exposição “Cartões Postais”, que fica em cartaz entre os 3 de agosto e 31 de outubro, com entrada Catraca Livre. Integram ainda a mostra, álbuns de cartões e fotografias em miniatura que Ema e suas irmãs compraram em sua juventude.

Entre as raridades, é possível ver uma série antiga de vistas do Rio de janeiro antes que os edifícios tomassem conta da paisagem; o antigo Belvedere Trianon, localizado onde hoje fica o Masp na Av. Paulista, em São Paulo, construído em 1916 por Ramos de Azevedo e demolido em 1951. E até o Parque do Anhangabaú, criado em 1910, onde se veem o Clube Comercial, o Palacete do Conde Prates e o antigo Viaduto do Chá, todos também demolidos.