Afroétnica Flink Sampa exalta cultura e literatura negras no Memorial

Por: Maurício Thomaz

No final de semana dos dias 22 e 23 de novembro, o Memorial da América Latina vai receber uma onde de cultura e literatura negras. Trata-se da Afroétnica Flink Sampa, que oferece atividades e atrações culturais em 13 espaços do Memorial, tudo com entrada Catraca Livre. A grande homenageada desta edição é a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), ex-catadora de papel e autora do livro “Quarto de Despejo” (Ática), clássico da literatura nacional  traduzido para 15 idiomas.

No palco principal, haverá shows de Jair Oliveira, da dupla “Os Prettos” e da cantora Leci Brandão e uma batalha de Rap, que vai reunir vários MCs, comandados pelo rapper Max BO (TV Cultura) e participação especial do rapper Billy Saga.

Sob o tema “O Poder da Beleza”,  um debate vai reunir três ex-misses negras – a angolana Leyla Lopes (Miss Universo 2011), Yitayish Ayenew  (Miss Israel 2013) e Deyse Nunes (Miss Brasil 1986). O fórum acontece no domingo, dia 23, às 14h, e tem como mediador o idealizador da São Paulo Fashion Week, o empresário Paulo Borges.

No sábado, será apresentado o infantil “O Resgate dos Saltimbancos”, que faz uma releitura, no contexto do balé clássico, do espetáculo “Os Saltimbancos”, de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, com música de Chico Buarque (1977). A adaptação é calcada nas músicas “Piruetas”,  “Bicharia” e “História de uma Gata”. No palco, estarão 53 crianças do Projeto “Crianças de Porcelana”,  que desenvolve oficinas de balé clássico com menores em situação socioeconômica deficitária.

Confira a programação completa no site oficial da Flink Sampa.