Espaço cultural no Centro tem cinco andares de energia criativa

Por: Catraca Livre

De gerador de energia para a cidade a gerador de energia criativa! Esse é o princípio que move o Red Bull Station, localizado na Praça da Bandeira, centro de SP. O espaço cultural ocupa o edifício de 1926, tombado como patrimônio histórico, que já foi sede da antiga subestação de energia Riachuelo, desativada em 2004, e responsável por fornecer energia para a cidade.

Após alguns anos sem uso, o espaço ganhou vida nova com a instalação do Red Bull Station no local, em 2013. Porém, apesar de ter mudado o ramo de atividade, a estrutura em si, apesar de ter passado por um longo processo de revitalização, se manteve o mais próxima possível da original. E esse é o charme do lugar!

A cada canto que se olha, se vê traços da antiga fábrica de energia. As tubulações, os elevadores de carga (atualmente utilizados para outros fins), as paredes de tijolinhos e até os avisos de segurança foram mantidos. Há, inclusive, uma porta que teve 12 camadas de tinta raspada para se chegar à sua estrutura primária, e a bomba de água original da sala de máquinas foi integrada à decoração do restaurante que funciona no térreo.

 

Além disso, nos cinco andares do edifício se misturam diferentes expressões artísticas, principalmente música, arte multimídia e “urban thinking”. Vale lembrar que, ao longo do ano, são abertos editais para as diferentes residências que acontecem por lá, então, para quem é artista, é bom ficar de olho. E, logicamente que com tanta arte pulsante, a intensa programação guarda alguns bom eventos para os visitantes e curiosos.

Entretanto, mesmo sem saber a programação, uma visita no Red Bull Station é sempre válida, uma vez que há diversas áreas de convivência, inclusive com wi-fi gratuito. O último andar, a Lage, por exemplo, tem vista para a Praça da Bandeira e é um espaço bastante agradável, com bancos, poltronas, uma marquise metálica que recolhe a água da chuva para reuso e uma fonte, que na época da fábrica era utilizada para resfriar os geradores.

Cinco andares de pura energia criativa, muita histórias e, o melhor de tudo, com entrada Catraca Livre. O funcionamento é de terça a sexta, das 11h às 20h, e sábados, das 11h às 19h. Vale a pena conhecer!

E, não se esqueça, para mais dicas de passeios e atividades culturais em São Paulo, não deixe de visitar a página do Viva Cultura no Instagram e no Facebook.