Machado de Assis e João Guimarães Rosa contrapostos no palco. É assim, com o espetáculo Espelhos, que a Biblioteca Mário de Andrade dá início a sua temporada de teatro de 2018. Com entrada Catraca Livre, o solo do ator Ney Piacentini é apresentado nos dias 17, 18, 19 e 26 de fevereiro, sempre às 19h.

Créditos: João Caldas/Divulgação

'Espelhos' fica em cartaz somente de 17 a 19 e no dia 26 de fevereiro na Biblioteca Mário de Andrade

Piacentini decidiu adaptar os contos homônimos dos dois autores, “O Espelho”, dividindo-se em dois personagens no palco: um com todo o ceticismo do texto de Machado de Assis e o outro com a esperança do conto de Guimarães Rosa. O espetáculo busca refletir sobre as relações entre sociedade, imagem e subjetividade.

No conto de Machado, publicado pela primeira vez em 1882, o protagonista Jacobina defende que o ser humano possui duas almas, uma interior e uma exterior, explicitando a oposição entre ser e parecer. A temática de identidade também domina o conto de Guimarães Rosa, publicado quase 100 anos depois, em 1962.

Como parte do projeto “Teatro na Mário”, a Biblioteca vai realizar, na semana de 19 a 24 de fevereiro, uma oficina a partir de obras de autores clássicos da literatura brasileira. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

O ator Ney Piacentini ainda coordena uma palestra com Rogério de Almeida, professor livre-docente em Educação e Cultura pela USP. O encontro – que acontece na quinta, 22, às 19h – discute a formação da identidade brasileira através do legado de Machado de Assis e de Guimarães Rosa.

Imagem Autor

A SP Escola de Teatro é um equipamento cultural da Secretaria do Estado da Cultura e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

+ posts do autor

Espetáculo 'Espelhos'

17 Fev
a
26 Fev

Diariamente de 17 (Sáb) a 19/02 (Seg) às 19:00 
Seg 26/02 às 19:00 

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 Consolação - Centro São Paulo - SP (11) 3775-0002
Estação Anhangabaú (Metrô - Linha 3 Vermelha)
Catraca Livre
Classificação indicativa: 14 anos | Ingressos: distribuição uma hora antes na Biblioteca