As histórias fantásticas contadas pela princesa Sherazade, em “As Mil e Uma Noites”, são atualizadas com relatos de conflitos no Oriente Médio em Noites Árabes, peça em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade a partir de 28 de agosto.

A montagem do coletivo teatral Vila 8, que celebra a tradição de contar histórias como forma de sobrevivência, cumpre temporada até 18 de outubro, com sessões de segunda a quarta, sempre às 20h. A entrada é Catraca Livre.

Créditos: Thaiane Athanasio/Divulgação

'Noites Árabes' cumpre temporada de 28 de agosto a 18 de outubro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com entrada Catraca Livre.

No palco, cinco atores narram, nos moldes dos contos de “As Mil e Uma Noites”, depoimentos de pessoas que vivem na região da Faixa de Gaza, território disputado por países do Oriente Médio. A peça busca evidenciar a necessidade humana de contar histórias para sobreviver, assim como fez a princesa Sherazade.

Os atores-narradores ficam o tempo todo em cena, em um tapete, revezando-se na narração das histórias e relatos sobre o conflito israel-palestino. A dramaturgia é assinada por Isa Kopelman, que se inspirou em textos da tradição árabe, inclusive o Alcorão, para criar as histórias contadas na peça.

Noites Árabes – esse, aliás, é nome dado pelos ingleses à história da princesa persa – é dirigido por Eduardo Okamoto, fundador do coletivo teatral Vila 8. O espetáculo será apresentado no Festival Internacional de Teatro de Tânger, no Marrocos, em outubro.

Imagem Autor

A SP Escola de Teatro é um equipamento cultural da Secretaria do Estado da Cultura e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

+ posts do autor

Noites Árabes

28 Ago
a
18 Out

De 28/08 a 18/10:   Segundas,  Terças e  Quartas às 20:00
De 21 a 28/09:  Quintas às 20:00
ExcetoDe 12 a 13/09:   Terças e  Quartas às 20:00

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 Bom Retiro - Centro São Paulo - SP (11) 3222-2662 | 3221-4704
Catraca Livre
Duração: 75 minutos | Classificação indicativa: 14 anos