A já tradicional Virada Cultural de São Paulo preparou uma programação especial de teatro para a edição de 2017, que começa no sábado (20), às 18h, e vai até as 18h do domingo (21). Além de intervenções cênicas gratuitas por toda a cidade, espetáculos já em cartaz ganham sessões com Catraca Livre durante o fim de semana, enquanto a Mostra dos Teatros Independentes vai distribuir quatro mil ingressos no sábado, das 10h às 16h, no Theatro Municipal.

O SPetáculo selecionou dez destaques teatrais que você não pode deixar de ver nesta Virada. Confira:

Créditos: Maringas Maciel

'Nuon'

Nuon
Sábado, 21h30
Sesc Belenzinho (R. Padre Adelino, 1000 - Belém)

O espetáculo conta a história de Phaly Nuon, cambojana que salvou inúmeras mulheres dos traumas causados pelos seguidores do Partido Comunista da Kampuchea, conhecido como Khmer Vermelho. Entre 1975 e 1979, cerca de dois milhões de pessoas, quase 25% da população da época, foram mortas no Camboja pelos líderes do regime. A diretora contrapõe beleza e dor, narrativa e ação, através da estética da montagem – que, diferente da que estamos acostumados no Ocidente, conta com pinturas no rosto e segue o visual tradicional do Camboja.

Créditos: Divulgação

'Hotel Mariana'

Hotel Mariana
Sábado, 20h (Mostra dos Teatros Independentes)
Espaço Satyros (Praça Franklin Roosevelt, 134 - Consolação)

Os depoimentos colhidos uma semana após o acidente que ficou conhecido como Tragédia de Mariana, em Minas Gerais, dão base à narrativa do espetáculo. No palco, dez atores interpretam os depoimentos instantaneamente, enquanto os ouvem nos fones de ouvido. A peça procura revelar a simplicidade de pessoas cujas vidas mudaram de uma hora para outra com o desastre.

Créditos: Guga Melgar

'Antígona'

Antígona
Sábado, 21h, e domingo, 18h
Sesc Consolação (R. Dr. Vila Nova, 245 - Consolação)

Escrito pelo dramaturgo grego Sófocles há mais de dois mil anos, o drama, estrelado pela atriz Andréa Beltrão, conta a história de Antígona, ao mesmo tempo filha e irmã de Édipo devido a um casamento incestuoso. Ela quer enterrar o corpo de seu irmão, contrariando o desejo do rei da cidade de Tebas (e seu tio), Creonte, que determinou que o corpo deveria permanecer insepulto.

Créditos: Divulgação

'Absurdos Sérios'

Absurdos Sérios
Sábado, 23h59 (Mostra dos Teatros Independentes)
Espaço Parlapatões (Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação)

Oito personagens dividem a misteriosa ante-sala do consultório do Dr. Curatudo, uma personalidade fantástica e midiática que promete a cura para todos os males humanos. Campanhas publicitárias são meticulosamente traçadas para que o médico venda a “imortalidade”, se o humano em questão estiver disposto a pagar o alto preço de seu tratamento.

Créditos: Elisa Mendes

'Mata Teu Pai'

Mata Teu Pai
Sábado, 21h e domingo, 18h
Sesc Ipiranga (R. Bom Pastor, 822 - Ipiranga)

O mito de Medeia é recontado por Debora Lamm. Na montagem, a atriz não é o ser contraditório e passional que matou os próprios filhos para se vingar do marido, mas uma mulher inconformada com sua condição atual, cansada de ser silenciada e subjugada por uma sociedade em que os homens têm o poder primário. O monólogo vai além do retrocesso e intolerância: questiona o próprio feminismo, seus valores e interpretações.

Créditos: Priscila Prade

'Doutor Fausto'

Doutor Fausto
Sábado, 19h30
Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista)

A respeitada obra de Johann Wolfgang von Goethe é adaptada para os palcos com a direção de Neyde Veneziano e conta a história de Henrique Fausto, um sábio alemão que vende a alma ao demônio Mefistófeles em troca de viver 24 anos sem envelhecer, para assim ter tempo de obter todo o conhecimento possível.

Créditos: Divulgação

'Palhaços'

Palhaços
Sábado, 22h (Mostra dos Teatros Independentes)
Espaço Parlapatões (Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação)

A trama se passa no intervalo de apresentação do palhaço Careta (Antônio Netto) que recebe em seu camarim a visita de um espectador, Benvindo (Sérgio Carrera), um vendedor de sapatos encantado com a performance. Se aproveitando da extrema inocência do visitante, o palhaço Careta expõe as dificuldades e dores de ser um artista, e estabelece um jogo de faz de contas para que Benvindo perceba o sentido de sua própria vida, condicionada aos padrões estabelecidos pela sociedade.

Créditos: João Caldas Filho

'Diásporas'

Diásporas
Sábado, 20h, e domingo, 18h
Sesc Pompeia (R. Clélia, 93 - Pompeia)

A peça lança um olhar sobre os deslocamentos populacionais criando três povos fictícios, pertencentes às culturas do Mar, da Montanha e do Deserto. Foi criado a partir do pensamento sobre os movimentos migratórios da história mundial, que nesse mundo globalizado sacodem as estruturas, ressignificam geografias e territórios, trazem para todos o complexo debate entre identidade e alteridade.

Créditos: Wolfgang Pannek

'Artaud, Le Mômo'

Artaud, Le Mômo
Sábado, 19h (Mostra dos Teatros Independentes)
Teatro Viradalata

O espetáculo une dança, poesia, música e vídeo para expressar e celebrar as reflexões do autor surrealista e criador do Teatro da Crueldade. A atriz e diretora Maura Baiocchi conversou com o SPetáculo sobre o pensamento do autor, o qual ela considera “altamente necessário hoje”.

Créditos: Dalton Valério

'Ocupação Rio Diversidade'

Ocupação Rio Diversidade
Sábado, 21h
Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana)

Pouco explorado no Brasil, o formato de peças curtas ganha destaque no espetáculo sobre diversidade sexual e de gênero que intercala solos de artistas renomados com apresentação musical de uma drag queen. Leia mais sobre a peça e seus quatro solos aqui.
As entradas para montagens nas unidades do Sesc podem ser retiradas nas bilheterias a partir das 16h do sábado, enquanto os ingressos para o espetáculo no Teatro Sérgio Cardoso devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do local.

Imagem Autor

A SP Escola de Teatro é um equipamento cultural da Secretaria do Estado da Cultura e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

+ posts do autor

Destaques de teatro da Virada Cultural 2017