Página narra o cotidiano de Itu, a primeira cidade de SP sem água

Confira a fanpage “Itu Vai Parar” para saber como anda a situação na cidade mais atingida pela crise hídrica de São Paulo

A página narra o cotidiano da cidade, que tem filas por água e vários protestos contra as administrações municipal e estadual.
A página narra o cotidiano da cidade, que tem filas por água e vários protestos contra as administrações municipal e estadual.

Historicamente ligada a problemas de captação e distribuição de água, a cidade de Itu, no interior de São Paulo, pode ser considerada o primeiro front de batalha da crise hídrica que assola o estado. A primeira cidade onde a água já acabou.

Ameaças de saques a caminhões-pipa, filas gigantes para pegar água, revolta, manifestações e embates entre moradores e policiais. O cotidiano de Itu mudou com a ausência da água e uma boa forma de acompanhar o que está acontecendo na cidade é a página “Itu Vai Parar”.

A fanpage mostra algumas das principais reclamações dos moradores direcionadas à prefeitura e ao governo estadual, como a resistência dos órgãos em declarar estado de calamidade pública na cidade. É por lá que são levantadas, também ideias e sugestões criativas de manifestações contra a situação.

Quem quiser entender como é morar numa cidade onde não há mais água – o que pode acontecer a várias nos próximos tempos – tem uma forma de encontrar informações.