SMS de alerta em caso de desastres naturais é ativado em SP

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ativou oficialmente em São Paulo o sistema de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamento de terra, entre outros, via SMS. As mensagens sobre desastres naturais serão enviadas pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios.

Os usuários de celular vão receber a seguinte mensagem para aderir às informações: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Após a inscrição, o cliente receberá uma mensagem confirmando o cadastro e se o telefone está ativado para receber os alertas e recomendações da Defesa Civil. O serviço também pode ser cancelado via SMS.

Incêndio na região Amazônica
Créditos: Getty Images
Incêndio na região Amazônica

O projeto teve início em alguns municípios de Santa Catarina e Paraná. Em seguida, o sistema será implantado no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo (a partir de 18/12).

Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais recebem o serviço no ano que vem, 15 de janeiro. Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins dão início a implantação no dia 19 de fevereiro. O nono e último grupo inclui o Amazonas, Rondônia e Roraima, segundo a Anatel.

O serviço começou a ser utilizado no Japão, em 2017. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes. A agência também pretende iniciar os estudos para que o serviço de TV por Assinatura possa ser utilizado na notificação de desastres naturais.