Celebre os 20 anos de Cinusp com sessões gratuitas

Sessões resgataram filmes clássicos como sul-coreano "Oldboy" e o pernambucano "Baile Perfumado"

O remake de “Oldboy” está sendo gravado neste ano e dirigido pelo diretor Spike Lee.

Em 13 de outubro de 1993, um espaço dedicado ao cinema e, principalmente, àqueles que apreciam a 7ª Arte surgiu na Cidade Universitária. Batizado de Cinusp, o projeto reuniu trabalhos de diversos cineastas e levou ao público os muitos gêneros que surgiram – e continuam a surgir – ao longo da história.

Até o dia 30 deste mês, as duas salas – Cidade Universitária e Maria Antônia – exibirão uma retrospectiva dos grandes destaques que compuseram a programação nesses 20 anos de cinema gratuito. Longas como “Oldboy”, “Trainspotting” e “Baile Perfumado”, filme brasileiro que “resgatou” o cinema pernambucano.

Veja abaixo mais informações sobre alguns destaques da mostra “20 anos de Cinusp”:

Oldboy

Datas: 03/10 (Cidade Universitária); 18/10 (Maria Antônia)
Horários: 16h e 20h, respectivamente
Direção: Park Chan-Wook
Informações técnicas: Coréia do Sul, 2003, cor, digital, 120’. Classificação – 18 anos
Sinopse: Um homem é mantido aprisionado em um quarto de hotel durante quinze anos, sem nenhuma justificativa aparente. Durante seu cárcere, uma televisão é sua única companhia e contato com o mundo exterior, por meio da qual o prisioneiro descobre que é suspeito do homicídio de sua esposa, cometido durante o período em que esteve preso. Depois de ser libertado, novamente sem quaisquer explicações, ele se vê na posse de dinheiro, um celular e roupas caras e decide descobrir quem o manteve em cativeiro e porque, iniciando uma sangrenta jornada de vingança. Baseado no mangá japonês homônimo, o filme é o segundo na “trilogia da vingança” do diretor sul-coreano Park Chan-Wook, da qual também fazem parte Mr. Vingança (2002) e Lady Vingança(2005).

Trainspotting

Datas: 4/10 (Maria Antônia); 17/10 (Cidade Universitária)
Horários: 20h e 16h, respectivamente;
Direção: Danny Boyle
Informações técnicas: Reino Unido, 1996, cor, digital, 94’. Classificação – 18 anos.
Sinopse: Num subúrbio de Edimburgo, Escócia, quatro jovens sem perspectivas mergulham no submundo de clubes noturnos e pequenos crimes para escapar de um cotidiano medíocre e manter seu vício em heroína. A amizade deles caminha para o fim quando um membro do grupo decide tentar largar as drogas, desintoxicar-se e começar uma nova vida.

http://youtu.be/Q7zm-IbRdOU

Baile Perfumado

Datas: 11/10 e 14/10 (sessão seguida de debate)
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Informações técnicas: Brasil, 1997, cor, 35mm, 93’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Com o objetivo de registrar imagens do famoso criminoso Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião, o fotógrafo Benjamin Abrahão infiltra-se no bando do cangaceiro e conhece um Lampião muito diferente do que costumamos ver, deslumbrado com os primeiros rasgos de modernidade no sertão ao entrar em contato com itens como a máquina fotográfica, o uísque escocês e o perfume francês. Baseado na experiência real do fotógrafo libanês, o filme utilizou em sua montagem cenas filmadas em 1936 por Abrahão para o filmeLampião, o Rei do Cangaço, que foi censurado pela ditadura de Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Lançado comercialmente durante o início da chamada “retomada” do cinema brasileiro, o filme é considerado por alguns como responsável pelo renascimento do cinema pernambucano, que produziria ao longo dos anos seguintes obras de grande relevância no panorama do cinema nacional, comoAmarelo MangaÁrido MovieCinema, Aspirinas e UrubusViajo Porque Preciso, Volto Porque Te AmoFebre do Rato e O Som ao Redor. Contando em sua trilha sonora com músicas de Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Siba, o filme tornou-se também um marco do movimento musical Mangue Beat, que revelou para o mundo novos artistas de música popular responsáveis por misturar o rock, o rap e o funk às tradições do cancioneiro nordestino.

[tab:END]

A programação completa está disponível no site do Cinusp.