Cinusp integra a 37ª Mostra Internacional de Cinema

Exibições gratuitas destacam curtas-metragens do diretor e arquiteto israelense Amos Gitai e retrospectiva com as obras de Eduardo Coutinho

A atriz Yuval Scharf durante o filme “Ana Arabia”, do israelense Amos Gitai.

Neste mês, todas as atenções se voltaram para a 7ª Arte. A Mostra Internacional de Cinema já começou e o público pode conferir trabalhos oriundos de diferentes países. Como parte do evento, o Cinusp também traz programação especial, com exibições gratuitas, entre 21 de outubro e 1º de novembro.

Dois diretores ganham destaque com suas obras: o arquiteto israelense Amos Gitai, com trabalhos que discutem a construção civil e seu impacto no meio social, e Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas do Brasil. Os filmes de Coutinho irão compor uma retrospectiva em homenagem aos seus 80 anos. No dia 29 de outubro, o cineasta brasileiro estará presente na exibição de “Cabra marcado para morrer”, em cópia restaurada, e “Porrada”, curta-metragem de 2000.

As exibições acontecerão na tradicional sala Paulo Emílio e também no novo auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Veja abaixo alguns destaques da mostra:

Data: 31/10
Horário: 19h
Local: Auditório Mindlin
Direção: Amos Gitai
Informações técnicasFrança/Israel, 2013, cor, digital, 85’.
Sinopse:  Filmado em um único plano-sequência de 81 minutos, o filme mostra a vida de uma pequena comunidade de exilados, judeus e árabes, que coabitam um enclave esquecido na “fronteira” entre Jaffa e Bat Yam, em Israel. Um dia, Yael, uma jovem jornalista, os visita. Entre as barracas em ruínas, no pomar cheio de limoeiros, rodeado por várias casas, ela descobre uma série de personagens que não correspondem aos clichês da região. Yael se entusiasma com a descoberta de tal fonte de riqueza humana e se esquece do trabalho. As expressões e palavras de Youssef e Miriam, Sarah e Walid, de seus vizinhos e amigos, lhe dizem algo sobre a vida, seus sonhos e esperanças, casos amorosos, desejos e desilusões. Ali, a relação dos moradores com o tempo é diferente daquela na cidade que os rodeia. Nesse lugar frágil e fragmentado, existe uma chance de coexistência.

Data: 29/10
Horário: 19h
Local: Auditório Mindlin
Direção: Eduardo Coutinho
Informações técnicas: Brasil, 1985, cor e p&b, digital, 119’, documentário. Classificação – 12 anos.
Sinopse: Um filme sobre a vida do líder camponês João Pedro Teixeira começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao seu assassinato. As filmagens são interrompidas pelo golpe militar em 1964. Dezessete anos depois, em 1981, o diretor Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido, como João Virgílio, também atuante em ligas. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.

Data: 25/10
Horário: 19h
Local: Sala Paulo Emílio
Direção: HernÁn Guerschuny
Informações técnicas: Argentina, 2013, cor, digital, 98’. Classificação – 12 anos
Sinopse: Téllez é um prestigiado crítico de cinema que odeia comédias românticas hollywoodianas e cinema moderno. Ele vê o mundo como um longo filme que não consegue deixar de criticar. Um dia, do nada, ele conhece Sofia, uma jovem e atraente mulher com quem não tem quase nada em comum, especialmente quando o assunto é cinema. Como o destino insiste em aproximar os dois, Téllez suspeita que o gênero que ele mais odeia está em busca de vingança.

Data: 31/10
Horário: 21h
Local: Auditório Mindlin
Direção: Frederico Machado
Informações técnicas: Brasil, 2013, cor, digital, 71’. Classificação – 16 anos
Sinopse: O filme narra em tons de suspense existencialista a história de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes numa fazenda de mandioca no interior do Maranhão. A família compartilha a ausência da mãe e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto persegue a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé.

Mudando as Regras

Data: 23/10
Horário: 21h
Local: Auditório Mindlin
Direção: Behnam Behzadi
Informações técnicas: Irã, 2013, cor, digital, 94’. Classificação – 16 anos
Sinopse:  Um grupo de teatro amador encontra a oportunidade de se apresentar no exterior. Sheherazad, uma garota em desespero, resolve se juntar ao grupo e assume o papel principal na peça. Ao contrário dos outros atores, ela decide contar a verdade para o seu pai, que se opõe à viagem. Os membros do grupo começam então a pensar se devem ou não substituí-la.

Zoran, Meu Sobrinho, O Idiota

Data: 22/10
Horário: 21h
Local: Sala Paulo Emílio
Direção: Matteo Oleotto
Informações técnicas: Itália/Eslovênia, 2013, cor, digital, 106’. Classificação – Livre
Sinopse  Paolo Bressan, um desajustado de 40 anos, passa seus dias numa taverna perto de Gorizia. Tudo muda quando aparece Zoran, um estranho garoto de 15 anos que Paolo “herda” de um parente esloveno distante. A princípio nada confortável com a ideia de ser tio, ele logo percebe o talento de Zoran em arremessar dardos. Todo ano, o campeonato mundial de dardos dá um prêmio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar esta oportunidade passar.

[tab:END]