Encontro na USP reúne ativistas antirracismo

Atividade também homenageia o sociólogo Clóvis Moura, um dos maiores estudiosos das relações raciais no Brasil

Membros da Anistia Internacional estarão presentes para apresentar suas campanhas. Além das exposições, haverá intervenções culturais durante o evento.
Créditos: Shutterstock
Membros da Anistia Internacional estarão presentes para apresentar suas campanhas. Além das exposições, haverá intervenções culturais durante o evento.

Recentemente o mundo lamentou a morte de Nelson Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul e um dos principais combatentes que lutaram contra o apartheid instalado no país de 1948 a 1994. “Madiba” se foi, mas sua luta, sua mensagem e seu legado permanecem. Assim como os conflitos raciais.

No dia 14 de dezembro, às 9h, genocídio e racismo serão tema de encontro gratuito na ECA (Escola de Comunicações e Artes) USP. Promovida e apoiada por membros do  Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação), Círculo Palmarino e Instituto Luiz Gama, a atividade abre espaço para conversas sobre temas como histórico da luta contra o genocídio, intolerância religiosa, a lei 10639/03 (que torna obrigatório o ensino de História da África e cultura afrobrasileira no Ensino Básico), a luta pelas cotas nas universidades estaduais paulistas, violência social, violência contra a mulher negra, saúde, extermínio da juventude negra e repressão aos grupos culturais de periferia.

Além do intuito de chamar a atenção para medidas antirracistas, o encontro também presta homenagem ao sociólogo Clóvis Moura, que integrou o Partido Comunista Brasileiro até 1962 e se destacou pelo engajamento com o Movimento Negro no país. Os interessados em participar devem realizar inscrição prévia via internet.