De fatores psicológicos a uso de certos medicamentos, conheça seis causas que diminuem o desejo sexual.
É comum os níveis de desejo sexual variarem ao longo da vida, assim como também é normal a libido de uma pessoa nem sempre corresponder à do parceiro.
Há muitas razões possíveis para a baixa libido, de questões hormonais até psicológicas. Em mulheres, isso geralmente coincide com o início ou fim de um relacionamento ou com grandes mudanças.
Problemas de relacionamento - Essa está entre as causas mais comuns de perda de libido, especialmente quando o relacionamento é antigo e cai na rotina.
Saúde mental - Qualquer condição de saúde mental, seja estresse, ansiedade e depressão, pode consumir um papel e afetar todos os aspectos da vida – incluindo seu desejo sexual.
Gravidez e maternidade recente - Ter um bebê ou estar grávida pode afetar os hormônios da mulher ou deixá-la estressada e cansada, o que fazer com que fique menos interessada em sexo.
Menopausa - Durante e após a menopausa, alterações nos níveis de hormônios sexuais estrogênio e testosterona podem afetar a libido.
Medicamentos - Alguns medicamentos, como os para pressão alta, contracepção hormonal e antidepressivos, podem ter um impacto no desejo sexual, pois podem dificultar a excitação.
Beber muito álcool - O abuso de drogas e álcool a longo prazo pode levar à falta de libido. Isso ocorre porque a bebida provou reduzir os níveis de testosterona – especialmente nos homens.