Certos alimentos e bebidas propiciam a formação dos cálculos renais; saiba o que evitar!
Pedras nos rins são bem pequenas, mas desencadeiam um sintoma inversamente proporcional ao seu tamanho, uma dor tão forte que algumas pessoas afirmam ser a pior que os seres humanos podem sentir.
A boa notícia é que existem algumas estratégias para diminuir as chances de sofrer com pedra nos rins. Além de evitar o excesso de sal, aumentar a ingestão diária de água combate a formação.
De acordo com o urologista Flávio Iizuka, a água tem papel fundamental na “limpeza” do sistema renal e urinário, por isso o mínimo recomendável é de 2 litros por dia.
Se você tem o hábito de beber água sem controlar a quantidade, uma boa forma de saber se está ingerindo o suficiente, é observar a cor do xixi, que deve ser bem clarinha.
“Uma bebida especialmente benéfica para prevenir pedras nos rins é o de laranja e limão, pois elas têm citrato, substância que dissolve os cristais que formam os cálculos” afirma o médico.
O especialista também alerta para os inimigos dos rins e recomenda que eles sejam evitados. São eles: refrigerantes, alimentos congelados e processados, cerveja, queijos, frutos do mar e carne.
Alimentos e bebidas não são os únicos responsáveis pelas pedras nos rins. Muitas pessoas têm predisposição para o problema e outras têm doenças inflamatórias intestinais que favorecem o aparecimento.
Para prevenir o problema, é recomendável ter hábitos saudáveis, que ajudam a manter o organismo funcionando da maneira correta. Além disso, é sempre indicado marcar uma consulta médica.