A sardinha é o verdadeiro símbolo da culinária portuguesa. Esse peixe, muito tradicional na terrinha, pode ser encontrado de diferentes maneiras. Descubra hoje o porquê.
Em Portugal, a tradição é assar as sardinhas colocando-as diretamente na brasa. Esse ritual iniciou-se entre os séculos XIX e XX, principalmente pelas famílias rurais.
Em 1456, o alimento só podia ser pescado aos domingos e em dias santos.
A sardinha ajuda a melhorar os níveis de colesterol, reduzir a pressão alta e minimizar os riscos de acidentes cardiovasculares, por isso pode ser consumida todos os dias.
No início do século XVII, houve falta de sardinhas em Lisboa. Foi aí que surgiu, inclusive, a ideia de comer o peixe com pão.
O alimento é tão amado pelos portugueses que há casas em diferentes regiões do país especializadas em sardinhas.
Em Lisboa, há “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, onde você pode experimentar diversas receitas de sardinha e comprar uma lata personalizada com o seu ano de nascimento estampado na lata.
Em 1960, Portugal pescou quase 250 mil toneladas de sardinha.
Os portugueses amam tanto sardinha, que é possível visitar uma fábrica onde a sardinha é preparada e embalada manualmente. Para conhecer mais sobre essa fábrica clique em saiba mais.